top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe Encontros Literários do Alto Minho esta quinta-feira



No dia 27 de outubro, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe uma sessão no âmbito do segundo ciclo dos Encontros Literários do Alto Minho: “As palavras que nos unem”, num momento de entrada gratuita.


Esta iniciativa está inserida no projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para todos”, dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e vai juntar à conversa diferentes autores portugueses, unir todos os públicos em torno dos livros e proporcionar uma reflexão sobre o poder das palavras enquanto instrumento privilegiado para combater desigualdades, alertar para a exclusão e motivar coletivamente para a coesão social.


Em Viana do Castelo, esta quinta-feira, o programa da sessão inicia pelas 10h30, com “A Importância da Ficção”, com José Mário Silva, tendo como destinatário o público escolar. Às 14h30, partilha de histórias “São as palavras que nos unem”, num momento que tem como destinatários os lares e centros de dia, com participação de alunos da licenciatura em Educação Social Gerontológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) e o grupo Sénior+ da Escola Secundária de Monserrate.


À noite, às 21h30, o público em geral é convidado a participar em “Secundários ou simbólicos – A deficiência na ficção”, com Rita Taborda e José Mário Silva.


A moderação e programação é da responsabilidade de João Morales e estes encontros inclusivos contam com conteúdos em multiformato.


A iniciativa, dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com os dez municípios do distrito, acontece no âmbito do projeto Cultura para Todos e irá reunir vários escritores portugueses e estrangeiros nas bibliotecas municipais de Melgaço (20 de outubro), Ponte da Barca (21 de outubro), Viana do Castelo (27 de outubro), Monção (28 de outubro) e Paredes de Coura (29 de outubro), com uma programação inclusiva destinada a todos os públicos.


Todas as sessões serão traduzidas em simultâneo para língua gestual portuguesa e estará disponível o programa em braille, com o objetivo de garantir a acessibilidade e a inclusão de pessoas com limitações auditivas e visuais.


Esta iniciativa conta com o apoio da RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho.







0 comentário
bottom of page