top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Bibliotecas de Viana do Castelo, Monção e Paredes Coura recebem esta semana Encontros Literários



Os Encontros Literários do Alto Minho, de nome “As palavras que nos unem”, passam esta semana pelas bibliotecas municipais de Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura, respetivamente, nos dias 27, 28 e 29 de outubro.

A iniciativa é organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em colaboração com a RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, no âmbito do projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”.

Com uma programação que privilegia conteúdos em multiformato, como audiodescrições do programa, traduções em braille e em Língua Gestual Portuguesa, para assegurar a efetiva participação de todos os públicos, "estes encontros pretendem, por um lado, juntar à conversa diferentes autores, unindo todos os públicos em torno dos livros, e, por outro, proporcionar uma reflexão sobre o poder das palavras enquanto instrumento privilegiado para combater desigualdades, alertar para a exclusão e motivar coletivamente para a coesão social."


A iniciativa conta com a participação de José Mário Silva e Rita Taborda Duarte, em Viana do Castelo; Olinda Beja e Carlos Quiroga, em Monção; Filipe Homem Fonseca, João Morales e Adolfo Luxúria Canibal, em Paredes de Coura.


O programa inicia-se amanhã, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pelas 10h30, com uma sessão sobre "A importância da ficção", com José Mário Silva, tendo como destinatário o público escolar. Às 14h30, haverá partilha de histórias "São as palavras que nos unem", num momento que tem como destinatários os lares e centros de dia, com a participação de alunos da licenciatura em Educação Social Gerontológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) e do grupo Sénior+ da Escola Secundária de Monserrate. À noite, às 21h30, o público em geral é convidado a participar em "Secundários ou simbólicos – A deficiência na ficção", com Rita Taborda e José Mário Silva.

No dia seguinte, sexta-feira, a Biblioteca de Monção recebe as sessões “Trago histórias comigo”, pelas 10h00, com Olinda Beja e dirigida a alunos do 2.º ciclo; e “Palavras que gostam de viajar”, às 21h30, com Carlos Quiroga e Olinda Beja. Este momento será precedido pela atuação da Tuna da Universidade Sénior de Monção, às 21h00.

A iniciativa termina no dia 29, sábado, na Biblioteca Municipal de Paredes de Coura, com sessões programadas para as 10h00, com Filipe Homem Fonseca e João Morales, designada “O Som da Sílaba Certa”, destinada a crianças e famílias; e, para as 17h00, contando com a atuação do Grupo Coral da Universidade Sénior de Paredes de Coura, a que se seguirá uma conversa com Adolfo Luxúria Canibal e novamente Filipe Homem Fonseca em torno do tema “Homens de palavra”. João Morales fará a moderação de todas as sessões.


O projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”, no qual se insere a atividade Encontros Literários do Alto Minho - “As palavras que nos unem”, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.

O programa detalhado dos encontros literários encontra-se disponível no site da RIBAM em http://redebibliotecas.altominho.pt/.



0 comentário

Comments


bottom of page