top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Bicicletas elétricas ligam Eurocidades do Alto Minho e Galiza


Projeto e-bike Rio Minho pretende promover a mobilidade suave e sustentável transfronteiriça.



Esta iniciativa, desenvolvida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, em parceria com as Eurocidades Cerveira-Tomiño, Monção-Salvaterra e Tui-Valença, pretende dar resposta a um conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável, onde se inclui a promoção de ciclovias e percursos cicláveis, promovendo a qualidade de vida das comunidades.


O sistema de partilha de bicicletas elétricas é gratuito e possui 9 estações físicas e/ou virtuais, espalhadas pelas três Eurocidades, onde os utilizadores podem obter bicicletas para uso temporário, no período máximo de três horas diárias, e devolvê-las após terminada essa utilização. O horário de funcionamento está disponível na APP e-bike Rio Minho, no site aectriominho.eu/e-bikeriominho e ainda nas estações de ancoragem.


Em Vila Nova de Cerveira existem duas estações físicas da ‘e-bikes’, uma localizada na Praça do Município e a outra na Avenida das Comunidades Portuguesas. A Eurocidade de Cerveira-Tomiño conta com 16 bicicletas elétricas, num total de 46 distribuídas pelas três Eurocidades abrangidas no projeto.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “este é um projeto de grande valor, que contribuirá para interligar ainda mais os territórios transfronteiriços, fortalecendo o turismo sustentável e a mobilidade suave“.


Por sua vez, Valença e Tui contam com 14 e-bikes. A viagem inaugural da rede de e-bikes das Eurocidades Tui-Valença, Cerveira-Tomiño e Monção-Salvaterra decorreu ontem, entre a avenida da Estação, em Valença e a antiga Aduana de Tui, com passagem pela avenida de Espanha e a ponte internacional centenária.


Em Valença o parque e-bikes está localizado no topo sul da avenida da Estação, junto ao parque infantil. Os interessados em utilizar este serviço poderão obter mais informações junto da Piscina Municipal, ou através da aplicação e-bike Rio Minho na App Store.


Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “Estas bikes vão reforçar a união da Eurocidade Tui Valença e proporcionar uma nova oportunidade de descobrir este território aos turistas, mas também aos residentes, numa mobilidade sustentável”.


Em declarações à Alto Minho TV, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, disse que este "é um projeto que mostra que é possível, hoje, através da AECT Rio Minho, mas de uma forma particular, através das Eurocidades, de nós podermos avançar com projetos conjuntos, projetos que acabam por ter outro impacto, naturalmente nos territórios e nas populações, e ao mesmo tempo, estarmos também a formar os nossos públicos, e mostrando a preocupação que temos hoje, infelizmente, as transformações ambientais que estão a acontecer mais depressa do que se calhar há uns anos atrás todos nós imaginaríamos".


Os utilizadores podem aceder ao serviço gratuito inscrevendo-se num dos balcões de atendimento, para obter o cartão de utilizador, ou através da aplicação do projeto.










0 comentário

Comments


bottom of page