top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Biocodex ganha o Portugal Prestige Awards na categoria de empresa farmacêutica

A Biocodex foi distinguida com o Portugal Prestige Awards na categoria Empresa Farmacêutica de 2022/23. O laboratório francês, que chegou ao país há cerca de quatro anos, recebeu o prémio do grupo Corporate Livewire, com sede em Londres, pelas suas práticas inovadoras, ética e consciência ambiental.




mulher loira, de braços cruzados, sorridente ao lado de uma parede onde se lê "Levamos a microbiota a novos horizontes"

A Corporate Livewire atribui prémios anualmente às pequenas e médias empresas que mostraram ser as melhores nos seus respetivos setores nos últimos 12 meses. O júri baseia as suas decisões em áreas como excelência do serviço, qualidade do produto/serviço prestado, práticas inovadoras, valor, métodos de trabalho éticos ou sustentáveis, bem como consistência no desempenho.


Marie Bonte, General Manager da Biocodex Portugal, sublinha que “este prémio reconhece a capacidade da Biocodex de inovar e a sua determinação em alcançar a excelência em tudo o que faz.” Acrescenta que é também fruto da “ambição de continuar a desenvolver o portefólio de forma a trazer as melhores soluções de qualidade à população portuguesa dentro das duas áreas de especialização: probióticos e saúde da mulher”.


A chegada da Biocodex a Portugal insere-se numa estratégia global de expansão da empresa, que está presente em mais de uma centena de países e tem filiais em países como os Estados Unidos, Bélgica, Polónia, Rússia, México e Canadá.


Desde que chegou a Portugal, a Biocodex – que já comercializava um probiótico para o tratamento da diarreia em crianças e adultos e diarreia associada ao uso de antibióticos – lançou a gama de probióticos da marca Symbiosys e adquiriu os Laboratórios IPRAD, a nível mundial, o que permitiu exclusividade na comercialização e distribuição da marca Saforelle no nosso país.


Além dos produtos para a higiene íntima feminina, a farmacêutica continua a apostar no lançamento de produtos na área da saúde da mulher. Depois de ter colocado no mercado português o único gel vaginal em spray para as lesões do colo do útero, a empresa lançou, em janeiro deste ano, um gel íntimo não hormonal com ácido hialurónico em lipossomas, que atua como hidratante na secura vulvovaginal.


A Biocodex desenvolve ainda uma vasta atividade formativa para o público e para os profissionais de saúde no âmbito do aprofundamento do conhecimento da microbiota humana. Na área da investigação, através da Biocodex Microbiota Foundation, atribui anualmente a Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota, no valor de 25 mil euros, e o Prémio Henri Boulard de Saúde Pública, no valor global de 30 mil euros.


Microbiota

A microbiota humana corresponde a todos os microrganismos que colonizam o nosso organismo e com os quais convivemos diariamente: bactérias, vírus, fungos, leveduras e protozoários. A sua composição difere de acordo com as superfícies colonizadas, ou seja, existe a microbiota cutânea, a vaginal, a urinária, a respiratória, a da cavidade oral e a microbiota intestinal, anteriormente denominada como flora intestinal. No intestino vivem mais de 100 triliões de bactérias.


O que são probióticos?

Os probióticos são microrganismos (bactérias) vivos que quando administrados em quantidades adequadas, são benéficos à saúde do consumidor ou hospedeiro. Os probióticos possuem ação principalmente sobre o intestino, onde facilitam a digestão e a absorção dos nutrientes. Os probióticos podem ser considerados grandes aliados da nutrição e da medicina. Se o nosso corpo estiver em harmonia, diminuem os riscos de contrairmos algumas doenças e de recorrermos a fármacos que, mesmo em doses pequenas, podem ser considerados tóxicos.

Sobre a Biocodex

A Biocodex é uma empresa farmacêutica familiar francesa com sede em Gentilly, perto de Paris, França. A empresa foi fundada em 1953 para desenvolver e comercializar a primeira estirpe de levedura probiótica do mundo, Saccharomyces boulardii CNCM I-745, descoberta em 1923. A Biocodex tornou-se, entretanto, um grande player internacional na área da microbiota. A Biocodex tem a sua própria fábrica e o seu centro de desenvolvimento, o que lhe permitiu inovar também na área do sistema nervoso central, tendo criado um medicamento órfão. No final de 2019, expandiu a sua área de atuação com a aquisição dos Laboratoires Iprad, uma empresa farmacêutica especializada em saúde da mulher.






0 comentário
bottom of page