top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo receberam nova ambulância de socorro no dia em que celebram 244 anos

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo celebram hoje o seu 244º aniversário. O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, acompanhado pelo Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte da Costa, e pela Vereadora com o pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcaram presença nas comemorações.



homem e bombeiro a passar por entre uma formatura de bombeiros sapadores

A Sessão Solene Comemorativa integrou a colocação de coroa de flores no Cemitério Municipal em memória dos bombeiros já falecidos, formatura da corporação e Compromisso de Honra dos bombeiros recrutas através da imposição da Boina e Insígnias, bem como a entrega de uma nova ambulância de socorro para resposta no âmbito da emergência pré-hospitalar, num investimento de 75.000 euros.

Após a cerimónia, o Presidente da Câmara e o Presidente da ANEPC assinaram um protocolo de cooperação entre as duas entidades para a prossecução do projeto “Campus da Proteção Civil do Alto Minho”. O Município vianense pretende edificar o Campus da Proteção Civil do Alto Minho, onde será instalado o novo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho e a Base de Apoio Logístico do Alto Minho da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, numa parcela de terreno pertencente à autarquia, na freguesia de Mazarefes, com área total de 8088 metros quadrados.

homens dando um aperto de mão

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou a “pegada histórica” do terceiro corpo de bombeiros mais antigo do país e o esforço que o Município tem feito no rejuvenescimento da corporação e na modernização dos meios existentes, nomeadamente através da aquisição de uma nova ambulância de socorro.


O Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil referiu ter “orgulho nos novos bombeiros sapadores, na Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e na missão que assumem, numa vida dedicada a servir o bem público”. “A palavra Bombeiro encerra em si um ato de servidão pública. Os vianenses estão mais descansados quando há um investimento tão grande na sua segurança”, considerou ainda Duarte da Costa.


O Comandante dos Bombeiros Sapadores, Ricardo Fernandes, assumiu o “profundo sentido de responsabilidade e compromisso” que pauta o trabalho da Companhia e agradeceu o reforço dos recursos humanos, contribuindo para o rejuvenescimento do quartel e “contribuindo para a excelência do serviço prestado” pelos 75 bombeiros.

comandante dos Bombeiros Sapadores a falar ao microfone

Após a assinatura do protocolo entre o Município e a ANEPC, Duarte da Costa considerou que este momento representou “um compromisso entre a Câmara Municipal e o sistema nacional de proteção civil para termos estruturas que sirvam melhor as populações, termos estruturas ergonomicamente mais simples e para retornarmos ao município um nobre edifício”.


O autarca indicou também que esta assinatura de protocolo foi “o celebrar da cooperação e da confiança, visto que cooperando e estando mais sensibilizados é a única forma que temos de dar resposta às necessidades da Proteção Civil, que são cada vez mais exigentes”.

pessoas soprando velas de aniversário do bolo numa corporação de bombeiros

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, com a designação original de Companhia da Bomba, foram fundados a 22 de março de 1780. São o terceiro mais antigo corpo de bombeiros do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. A corporação de soldados da paz tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o município vianense. No entanto, entra em campo sempre que solicitada pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.


Em termos de capacidade de intervenção, os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo estão preparados para combate a incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.




0 comentário

Comments


bottom of page