top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Branda Científica S. Bento do Cando integra programa "Revitalização das aldeias Transfronteiriças”

No âmbito da inauguração da Expovez 2023, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, revelou que o projeto da Branda Científica de S. Bento do Cando, localizado na freguesia da Gavieira, integrará o programa de "Revitalização das Aldeias Transfronteiriças", que vai ser apresentado em junho.




pequena aldeia no meio do monte

Em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Câmara Municipal, o CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, e uma rede de Universidades e Politécnicos pretendem construir uma estação científica para apoiar trabalhos de investigação interdisciplinar da biodiversidade e ecossistemas, das alterações climáticas, dos recursos naturais e culturais. Aqui, os investigadores portugueses e estrangeiros irão poder ficar alojados e realizar trabalhos de campo e de laboratório em vários edifícios da Branda de S. Bento do Cando, na freguesia da Gavieira.

mulher vestida de bege, de pé, a falar, e homem de fato sentado
Isabel Ferreira - Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional discursando no âmbito da EXPOVEZ 2023

De lembrar que no âmbito deste projeto foi assinado um “Acordo de Cooperação da Branda Científica” com a Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto de Geografia e Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Vigo e a Universidade de Santiago de Compostela.

homens e mulheres posando para a foto no monte
Registo aquando do lançamento da Branda Científica de S. Bento do Cando, em 2022

A Branda Científica terá ainda condições para acolher cursos de doutoramento e mestrado de curta duração, bem como trabalho de campo de investigadores.


"Com esta iniciativa o Município de Arcos de Valdevez pretende dinamizar projetos de promoção do conhecimento e inovação que são essenciais para o progresso de uma comunidade inovadora e sustentável."





0 comentário

Comentarios


bottom of page