27 de Novembro, 2024
"Foi com grande surpresa e consternação que a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez recebeu a notícia do encerramento no final do mês de dezembro da fábrica Coindu. Neste momento os pensamentos da Autarquia estão com os cerca de 350 funcionários desta unidade", refere a Câmara Arcuense em nota enviada às redações.
"A Câmara Municipal expressa a sua solidariedade e o seu apoio e garante que tudo fará para que a empresa cumpra as obrigações legais, assim como os ajudará naquilo que estiver ao seu alcance", lê-se na mesma publicação.
Irá, igualmente, "encetar esforços junto das entidades públicas do emprego, do trabalho, coesão e economia para que seja desenvolvida uma iniciativa que articule apoios e incentivos ao nível da contratação dos trabalhadores, da formação e reconversão profissional e de apoio específico para a criação do seu próprio emprego", adianta.
A Autarquia também está a solicitar aos empresários da região, que estejam à procura de mão de obra, que deem uma oportunidade a estes trabalhadores com qualificação. Solicitou, igualmente, às entidades públicas que apoiam o investimento empresarial que promovam a procura de investidores para retomar a atividade neste setor de atividade, ou outro, nesta unidade empresarial.
O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves adianta que, “a Autarquia expressa a sua solidariedade para com os trabalhadores e reafirma-lhes o seu apoio. Solicita também apoio para a retoma da atividade, criação de emprego e rendimento no concelho e na região.”
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) revelou esta segunda-feira que a unidade fabril da Coindu em Arcos de Valdevez vai encerrar no final do mês de dezembro e deixar sem emprego cerca de 350 trabalhadores.
O encerramento da fábrica da Coindu de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, acontece cerca de um mês após a compra da empresa pelo grupo italiano Mastrotto.
Em Portugal, a Coindu, fundada em 1988, tem unidades fabris em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, e em Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, empregando no total cerca de 2000 trabalhadores. A Coindu é especializada na produção de capas para assentos de automóveis e peças decorativas de superfície para interiores.
Comments