top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Cerveira apresenta ao público uma réplica da Conta Suevo-Visigótica que será comercializada pelos ourives do concelho

21 de Maio, 2024

Esta quinta-feira, dia 23 de maio, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresenta, num ato público, uma réplica da Conta Suevo-Visigótica – Joia Municipal, e que será comercializada pelos ourives concelhios. A apresentação vai ter lugar pelas 18h00, no Jardim do Solar dos Castros.



Solar dos Castros em Vila Nova de Cerveira

Numa nota enviada às redações, o Município de Vila Nova de Cerveira refere que "o conceituado arqueólogo Carlos A. Brochado de Almeida descobriu, em 1985, uma Conta Suevo-Visigótica, do séc. VI, aquando das escavações no Aro Arqueológico de Lovelhe, Vila Nova de Cerveira."


"Símbolo de estatuto social, a peça arqueológica original, pertencente ao espólio Municipal, tem 3cm de comprimento por 1.5cm de largura, com forma bitroncocónica. Decorada com fio de ouro de 1mm espessura, previamente batido sobre uma matriz, formando vários SS, a Conta pesa 8.5gr sendo 95% de ouro e o restante prata e ferro", detalha.


As Contas mais aproximadas que se conhecem a nível ibérico são duas de brincos enfiados um fio torso de ouro, uma procedente de Daganzo de Arribas (Madrid) depositada no Museu Nacional de Arqueologia Espanhol (séc. VI); e a outra proveniente de Torre Dondimen (Jean) e depositada no Museu Arqueológico de Barcelona (séc. VI).



 

0 comentário

Comments


bottom of page