top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Cerveira desafia jovens para concurso de teatro "Namorar em Sintonia", sensibilizando para a não-violência no namoro

Procurando sensibilizar os jovens para a problemática da violência no namoro, consubstanciada em relações tóxicas e comportamentos abusivos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a desafiar os jovens de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño para o concurso de teatro ‘Namorar em Sintonia’. As inscrições estão abertas até ao dia 6 de fevereiro.





ilustração com um coração rasgado com um penso a colar, em fundo negro

Um estudo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) revela que 53,1% das pessoas inquiridas já foram sujeitas, a pelo menos, um ato de violência no namoro, sendo que mais de metade são mulheres. A violência psicológica é a mais prevalente, seguida da violência social e da sexual e da violência física. O ciúme é considerado a principal causa de violência no namoro pela maioria dos jovens.

 

Assim, em pleno mês do Amor, o Município cerveirense quer colocar os jovens a refletir e a trabalhar, através do teatro, a temática da violência no namoro de uma forma crítica, criativa e interativa. Os participantes têm de constituir grupos em representação de uma associação concelhia, com um mínimo de 5 e um máximo de 10 elementos, e a peça de teatro não pode exceder os 20 minutos, de acordo com as Normas de Participação (https://bit.ly/NamorarEmSintonia). A apresentação das candidaturas já está a decorrer até ao dia 6 de fevereiro, através de formulário próprio a ser remetido para o juventude@cm-vncerveira.pt . A peça de teatro será apresentada a 23 de fevereiro, a partir das 21h00, no Cineteatro de Cerveira - Marreca Gonçalves.

 

"Composto por um representante do grupo de teatro amador “Outra Cena”, um representante do grupo de teatro do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira e um representante da Comédias do Minho, o júri avaliará a originalidade, a criatividade, a qualidade de apresentação geral do trabalho e o enquadramento no tema", indica a autarquia de Vila Nova de Cerveira. No final, serão premiados os três grupos mais votados.


O concurso ‘Namorar em Sintonia’ enquadra-se na operação REDE_GOV MINHO, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP.




0 comentário

Comments


bottom of page