A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou um apoio financeiro extraordinário, de cerca de 4 mil euros, para que cinco elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira possam frequentar o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), enriquecendo as suas competências na área da saúde.
"Certificada pelo INEM ou empresas por si credenciadas, a formação de TAS obriga as corporações a contratar uma empresa certificada na área e que possa dar a formação aos fins-de-semana e em alguns dias úteis à noite", explica da autarquia. Neste sentido, "pelos custos acrescidos", a direção da Associação Humanitária dos ‘soldados da paz’ cerveirenses solicitou à autarquia um subsídio de liquidação desta ação formativa de 210 horas, ministrada ao longo de cinco semanas.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “todos os apoios destinados aos bombeiros voluntários nunca são demais, porque está em causa um trabalho altruísta e de missão para com a proteção das nossas populações e os seus bens, por isso precisam de ter as melhores condições humanas, materiais e formativas para continuar a prestar um bom serviço”. E acrescenta: “As nossas portas estão abertas para o diálogo e para a avaliação das necessidades sempre que estas surjam, seja para os bombeiros seja para qualquer outra coletividade do concelho”.
Recorde-se que, desde 2022, o subsídio atribuído aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira foi reforçado em 12 mil euros, passando dos habituais 63 mil euros para um apoio anual de 75 mil euros.
Comments