top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Montalegre com duas distinções no Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais



A Câmara Municipal de Montalegre arrecadou duas distinções ao figurar no Top 10 do ranking global do IPIC 2021 e nos Serviços Online do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais.

Esta dupla distinção é resultado de um estudo conjunto entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Universidade do Minho e a Universidade das Nações Unidas que visa retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e o nível da sua relação eletrónica com os munícipes. A sessão pública da entrega dos diplomas decorreu na Reitoria da Universidade do Minho onde marcou presença a vice-presidente do município de Montalegre, Ana Isabel Dias.

Esta apresentação dos resultados mais recentes do IPIC (Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais), publicado pela Universidade do Minho, pretende avaliar a presença das Câmaras Municipais na Internet, destacando-se a atribuição de troféus e diplomas de mérito às Câmaras Municipais classificadas nas dez primeiras posições no índice global, bem como em cada um dos quatro SUB índices que o compõem, através da observação direta dos 308 websites das câmaras municipais.

Esta é a 11ª edição do IPIC que foi criado em 1999 pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, ligado à Escola de Engenharia da UMinho para analisar periodicamente a presença online dos municípios nacionais. Os resultados foram apresentados pela Universidade do Minho, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV).


IPIC – RETRATO NA INTERNET

Segundo os seus promotores, o Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais teve como objetivo «proceder a um retrato sobre a presença na Internet das câmaras municipais portuguesas com vista a uma maior sensibilização para o desenvolvimento sustentado do governo eletrónico ao nível local e a uma melhor e mais eficiente prestação de serviços ao cidadão». Apesar de notarem melhorias comparativamente com as edições anteriores do estudo, os investigadores entendem ser «necessário melhorar aspetos relacionados com a acessibilidade e facilidade de navegação nos sítios web, com a resposta atempada e útil aos contactos de email e, principalmente, com a existência e manutenção de espaços que permitam ao cidadão participar ativamente nos processos de governança dos municípios».


IPIC – PROMOTORES

• UMIC - Unidade de Missão Inovação e Conhecimento/Presidência do Conselho de Ministros • Departamento de Sistemas de Informação/Universidade do Minho


IPIC – OBJETIVOS

• Este documento tem como objetivo fomentar a melhoria da presença na internet dos organismos da Administração Direta e Indireta do Estado, apresentando-se como complemento do exercício de avaliação periódica em curso, ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2001 de 27 de fevereiro. • Pretende transmitir a mensagem que os websites, sendo uma peça importante na natureza dos serviços prestados ao cidadão, não devem ver a sua estrutura, os seus conteúdos e as suas funcionalidades apenas orientados por necessidades estruturais e internas do organismo, mas estar centrados nos serviços prestados e no valor acrescentado que estes dão ao cidadão, numa abordagem de melhoria da qualidade e na desburocratização dos serviços. • Como documento pedagógico que também pretende ser, tem como destinatários todos os elementos da Administração Direta e Indireta do Estado que, de uma forma ou de outra, serão agentes intervenientes nestes processos ou serão afetados por eles. Apesar das referências técnicas nele presentes, procurou-se que fosse acessível a todos e que desta forma constituísse um precioso auxiliar de formação deste movimento pela modernização.


Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas 2021 | Estudo sobre Local e-Government em Portugal, disponível aqui.




0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page