top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Viana abre inscrições para Férias de Verão para 408 participantes

Informa-se todos os interessados que as inscrições para as Férias de Verão 2023, promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, arrancam na próxima segunda-feira, dia 15 de maio, às 10h00, prolongando-se até dia 19 de maio.




crianças sorridentes com os braços no ar

Numa nota enviada às redações, a autarquia vianense refere que "Este ano, o Município pretende dar continuidade ao projeto de ocupação de tempos livres para o período de férias do verão, durante duas quinzenas, (a primeira, de 03/07 a 14/07, a segunda de 17/07 a 28/07), para crianças e jovens de Viana do Castelo e freguesias limítrofes, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos."


As inscrições serão limitadas a 408 participantes por quinzena, divididos por seis escolas (Escola EB1 da Meadela, EB1 da Abelheira, EB1 de Monserrate, Escola Básica da Avenida, EB 2, 3 Frei Bartolomeu dos Mártires e Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa), havendo 288 vagas para participantes do 1.º ciclo e 100 vagas para participantes do 2.º e 3.º ciclo.


A mesma nota adianta que haverá, como no ano passado, um grupo de inscritos dos 14 aos 16 anos com o limite de 20 vagas. Haverá ainda inscrições nas Escolas do 1.º ciclo de Vila de Punhe e Vila Nova de Anha só para efeitos de transporte para Escola EB1 de Monserrate e EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa.


As inscrições serão somente online, a partir do dia 15 de maio até ao dia 19 de maio, através de formulário no site da autarquia (brevemente disponível). Os interessados em participar devem preencher online a inscrição e realizar o pagamento por multibanco/homebanking até três dias após a inscrição, sob pena de a mesma ficar anulada. Só serão consideradas válidas as inscrições cujo pagamento foi efetuado.


O valor da inscrição será de 65 euros por quinzena, podendo cada participante se inscrever em uma ou nas duas quinzenas. As crianças e jovens a inscrever, objeto de apoio de ação social escolar, no ano letivo em curso (escalão A), vão beneficiar de um desconto de 25%, do valor da inscrição. Já as famílias que inscrevam mais do que um educando, usufruirão de um desconto de 15% na inscrição do 2.º filho e seguintes.


De acordo com a proposta aprovada na última reunião de executivo, a Câmara Municipal “tem vindo a proporcionar durante as férias de Verão, desde há largos anos, diversas atividades de ocupação de tempos livres a crianças/jovens”. O projeto surgiu “da necessidade que se coloca nos dias de hoje aos Pais e Encarregados de Educação em assegurar, durante o tempo não letivo e enquanto dura a sua atividade profissional, a ocupação segura e orientada para os seus educandos”.


Além disso, a iniciativa procura também, “através de mecanismos de discriminação positiva”, garantir “que crianças e jovens provenientes de famílias com baixos recursos financeiros possam ter acesso a este tipo de atividade, contribuindo, assim, para a coesão social do território”. A atividade e a criatividade serão os principais argumentos destes projetos de ocupação de tempos livres na interrupção escolar do verão.


A realização deste projeto municipal, considerando o número de inscrições e grupos, tem prevista uma despesa global estimada até 120 mil euros, resultante de encargos com monitores, serviço de refeições, seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil, transportes, atividades e outros. A contratação de recursos humanos, conforme previsto na lei, será através do Município.




0 comentário

Comments


bottom of page