top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Viana aprova cerca de 200 mil euros para apoios às Juntas e Uniões de Freguesia

O executivo municipal da Câmara de Viana do Castelo aprovou ontem, em reunião ordinária, um conjunto de propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho no valor global de 195.950 euros.




vista aérea de uma cidade à beira-mar

A fatia maior aprovada pelo executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo vai para a proposta Apoio às Juntas e Uniões de Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos, que ascende a 151.680 euros, beneficiando seis freguesias.


Para Alvarães, foram aprovados 20.000 euros para a 2ª fase da aquisição de terreno para construção da Unidade de Saúde de Alvarães. Já para Chafé foram aprovados 9000 euros para a elaboração de projeto para a Casa da Cultura.


A freguesia de Lanheses irá receber 17.680 euros para obras de refuncionalização de edifício da antiga sede da Junta, que irá proporcionar a instalação de ATM. Já Mujães irá receber 30.000 euros para a 3ª fase da ampliação do Cemitério.


Para São Romão de Neiva, foram aprovados 25.000 euros para a 1ª fase de instalação de parque infantil e de fitness e para Vila de Punhe 50.000 euros para a 2ª fase da requalificação do Cemitério.


De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, citado em nota de imprensa da autarquia, estes apoios surgem para “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes”.


Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança rodoviária e material circulante implica 39.700 euros para duas freguesias, nomeadamente Outeiro, com 4700 euros, para reperfilamento do Caminho da Lagarteira, e Vila Nova de Anha, com 35.000 euros, para a conclusão de execução de passeios e estacionamento na Avenida do Cruzeiro.


“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existentes, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de Atividades e Orçamento de 2023, para o efeito, mais de 8,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura o autarca na proposta.


Por fim, foi aprovada a proposta de Apoios às Juntas e Uniões das Freguesias – Requalificação Urbana/Centros Cívicos, que deliberou 4570 euros para a requalificação da zona envolvente ao alçado posterior do Casino Afifense.




0 comentário

Comments


bottom of page