top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Viana cede antiga Escola do 1º ciclo da Abelheira ao Grupo Folclórico de Viana do Castelo

O executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, o Contrato de Comodato do Edifício da Antiga Escola do 1º Ciclo da Abelheira, que será cedida gratuitamente ao Grupo Folclórico de Viana do Castelo, anunciou hoje a autarquia.




edifício branco com pessoas a caminhar no passeio, e flores coloridas em destaque

No documento, aprovado por unanimidade, é referido que a antiga escola do 1º Ciclo da Abelheira “está encerrada às atividades letivas desde setembro de 2003”, mas “tem sido utilizada por associações e entidades promotoras de atividades desportivas, culturais e lúdicas, criando assim respostas que beneficiam a população da União de Freguesias de Viana do Castelo (Monserrate, Santa Maria Maior) e Meadela e freguesias limítrofes”.


Refere ainda que o Grupo Folclórico de Viana do Castelo, criado em 1976, é uma associação cultural sem fins lucrativos que promove atividades de iniciativa própria ou em diálogo com outras associações do concelho, sendo um dos Embaixadores Culturais de Viana do Castelo “e que necessita de um espaço condigno para potenciar a sua ação na comunidade”.


Através do protocolo, a Câmara Municipal cede gratuitamente o referido espaço por um prazo de 10 anos, podendo o mesmo ser renovado por igual período se se mantiver o destino e o objetivo “para o desenvolvimento de atividades culturais”.


Durante a vigência do protocolo, ficarão a cargo do Grupo Folclórico de Viana do Castelo “todos os trabalhos de conservação e manutenção, ordinários e extraordinários, necessários para o bom estado das instalações”, bem como as despesas de água, eletricidade, telefone e outras.


Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento de 2023, a Cultura representa um esforço superior a 3,9 M€ (6,1%) nas Grandes Opções do Plano do Município de Viana do Castelo. Um dos propósitos desta rubrica passa por estabilizar o programa “Embaixadores da Cultura Vianense”, visando a retoma da atividade de grupos folclóricos e bandas filarmónicas, o que justifica o contrato de comodato agora aprovado.




0 comentário

Commentaires


bottom of page