top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Viana do Castelo entrega lembranças a 2000 utentes de instituições sociais

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregaram esta terça-feira cerca de 2000 lembranças de Natal aos responsáveis de 23 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.





homem e mulher cumprimentando pessoas num salão amplo da câmara

As lembranças foram, assim, atribuídas aos 1914 idosos utentes de IPSS que têm nas suas valências ERPI – Estrutura Residencial para Idosos, Centro de dia e SAD – Serviço de Apoio ao Domicílio e ainda a 84 crianças e jovens de três instituições.


Na cerimónia, que aconteceu no Salão Nobre da autarquia, o Presidente da Câmara referiu que as Instituições Particulares de Solidariedade Social “são os agentes do território mais relevantes para a sociedade” já que o seu trabalho diário é “uma referência para todos e merecedor do nosso agradecimento e reconhecimento”.

garrafas de água recicláveis de plástico

“O vosso trabalho é feito com experiência e resiliência, apesar das dificuldades. A cooperação é essencial num processo de construção da verdadeira comunidade e estou certo que, juntos, vamos encontrar soluções”, declarou o autarca, citado em nota de imprensa.


“Vocês concretizam o espírito de Natal, da solidariedade, da entreajuda, de respeito pela condição humana e pelo Outro, todos os dias”, considerou ainda Luís Nobre.


Também a Vereadora Carlota Borges referiu que este tem sido “um ano de desafios grandes”, mas que a Câmara Municipal “tem estado ao lado das IPSS e tentado apoiar e ajudar na missão das instituições”.

diretores das instituições sociais numa reunião na câmara

As lembranças do Município foram, assim, entregues à APPACDM de Viana do Castelo – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, ARPVC - Associação de Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, Centro Paroquial e Social de Barroselas, Centro Paroquial e Social de Lanheses, Centro Social da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo, Centro Social e Cultural da Meadela, Centro Social e Cultural da Paróquia de Cardielos, Centro Social e Cultural de Carreço, Centro Social e Paroquial da Meadela, Centro Social e Paroquial de Afife, Centro Social e Paroquial de Deão, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Centro Social e Paroquial de S. Sebastião de Chafé, Centro Social e Paroquial de Subportela, Centro Social e Paroquial de Vila Franca, Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, Congregação Nossa Senhora da Caridade, Lar de Santa Teresa, Posto de Assistência Social de Alvarães e Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.


O Município de Viana do Castelo considera que "O investimento na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos é absolutamente fundamental para um concelho socialmente justo e equilibrado." Por isso, no Plano de Atividades e Orçamento para 2024, para a Coesão Social e Juventude está definido um investimento superior a 2,4 M€ (2,7%). "Uma das prioridades passa pela elaboração de um novo Plano e Integração de Migrantes, a ser já desenvolvido e apresentado ao longo do próximo ano", adianta a autarquia.




0 comentário
bottom of page