top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Viana implementa projeto "Viana é tua" para aproximar decisores políticos e jovens

Projeto foi apresentado no Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e tem como objetivo reforçar a participação ativa dos jovens na construção do presente e futuro de Viana do Castelo, valorizando e integrando as suas políticas.




O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, apresentou, no Conselho Municipal da Juventude (CMJ), um novo projeto municipal que visa “criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo”. Para isso, Luís Nobre vai percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.


Esta iniciativa pretende desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e reforçar a sua participação ativa na construção do presente e futuro de Viana do Castelo, valorizando e integrando as suas políticas. Assim, "este diálogo e compromisso com os jovens vianenses será reforçado através de um ciclo do diálogo jovem que irá percorrer todas as escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, traduzindo-se num momento no qual o Presidente da Câmara ouvirá contributos e responderá a várias questões dos e das jovens vianenses.", explica o município em comunicado.

Presidente da Câmara conversando com jovens, sentados em círculo

A dinâmica de auscultação incluiu um conjunto de questões que serão colocadas aos jovens para despoletar e estimular o debate de ideias, relacionadas com a transição verde e digital, a participação e as causas da juventude, bem como a educação, o desporto, a cultura ou a habitação. Estas serão sessões privadas e restritas aos alunos das escolas, para que se estabeleça um efetivo, franco e direto diálogo estruturado e jovem.


A iniciativa surge depois de estudos recentes sobre governança e democracia revelarem uma degradação da relação dos portugueses com a política e, consequentemente, uma menor participação política, patente no Barómetro da Qualidade da Democracia do Instituto de Ciências Sociais e nas consecutivas taxas de abstenção em atos eleitorais recentes. “Ao sentir o pulso à juventude vianense, a Câmara Municipal pretende robustecer um projeto de um concelho mais justo, igual e vanguardista, de todos e para todos, na certeza que que ninguém fica para trás”, enfatizou o autarca na apresentação feita ao CMJ.

Luís Nobre, Carlota Borges e jovens em conversa

De lembrar que o CMJ é um órgão consultivo da Câmara Municipal para as políticas de juventude, que existe desde 2018, composto por 55 membros efetivos: 26 associações juvenis; 16 associações de estudantes; 3 juventudes partidárias; e 10 deputados da AM. Na última reunião e para além da apresentação do novo projeto, foram apresentadas as 18 bolsas de estudo atribuídas a estudantes para o ano letivo de 2022/2023; apresentado o novo formato do concurso que passou a ser bianual, alternando com o Concurso Jovens com Talento e ainda os dois projetos vencedores dos concursos Viana Jovens com Talento e Viana Jovens Empreendedores em 2021; e ainda apresentada uma associação do CMJ (Jotas de Viana – Associação Diocesana da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo).

"Viana Jovem" em destaque na revista do CMJ




0 comentário

Comments


bottom of page