top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara Municipal apoia criação de Residência Universitária em Arcos de Valdevez



A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez desenvolveu esforços para encontrar um espaço que servisse de Residência Académica, de forma a incrementar a presença do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) em Arcos de Valdevez e apoiar a estadia dos seus alunos.

"A vinda do Ensino Superior para o concelho foi um grande passo na promoção da educação e conhecimento.", considera a Autarquia. Assim, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez tem reforçado a sua parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.


É sabido que um dos grandes problemas que afetam o Ensino Superior é a falta de ofertas de alojamento condignas para os estudantes. Assim, em Arcos de Valdevez, foi encontrado um espaço em Souto, "tendo sido celebrado um contrato de comodato com a União das Freguesias de Souto e Tabaçô e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Souto para a cedência ao Município do uso do primeiro andar do prédio urbano para instalação da Residência Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC.", refere a Autarquia, em comunicado.

De igual modo, a Câmara Municipal celebrou um Protocolo de Colaboração com os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo para que estes serviços passem a gerir este espaço, tal como as outras instalações residenciais académicas, e, por último "foi assinado um protocolo de apoio financeiro com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo para apoiar a aquisição de equipamentos necessários ao funcionamento deste espaço, no valor de 12.500,00 euros.", acrescentam.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, esta “é mais uma aposta na capacitação das pessoas, a qual é fundamental para o desenvolvimento do concelho, sendo a formação de técnicos superiores no nosso concelho um salto qualitativo na formação dos arcuenses, por isso, a autarquia esforça-se por apoiar os jovens na obtenção de competências técnicas e profissionais de forma a conseguirem aceder a empregos mais qualificados, com maior rendimento, contribuindo também para a fixação e atração de pessoas para Arcos de Valdevez.”


Recorde-se que o IPVC tem a funcionar em Arcos de Valdevez dois cursos técnico superiores profissionais: o Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em Mecânica Automóvel e o Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) de Impressão 3D e Maquinação Automática.



0 comentário

Comments


bottom of page