top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e comunidade escolar juntos no arranque do ano letivo


O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves e a Vereadora da Educação Emília Cerdeira marcaram presença no primeiro dia de aulas para dar as boas-vindas a toda a comunidade escolar, bem como desejar-lhes um ótimo ano letivo. Esta semana, milhares de crianças e jovens, em todo o país, estão a começar um novo ano escolar.

Na visita às escolas, o autarca arcuense referiu que “A Educação é de todos e para todos”, afirmando também que a Câmara Municipal tem vindo a reforçar a parceria com as escolas em prol do desenvolvimento do concelho e dos arcuenses.


De notar que o Município continua a reservar uma grande fatia do seu orçamento para a área da educação. Atualmente, terminaram e estão em curso diversas intervenções, com um investimento global de cerca de 1,2 M€, que se junta aos mais de 4 milhões de euros em obras nos últimos anos.

Ficaram recentemente concluídas as obras de reabilitação no interior do Bloco 4, da Escola EB 2,3/S, as quais englobaram a requalificação do campo desportivo e a melhoria da eficiência energética do sistema de aquecimento e iluminação, de forma a melhorar os níveis de conforto interior. "Com estas benfeitorias, ficam concluídas intervenções de fundo neste recinto escolar e a Câmara Municipal consegue alcançar o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos."

Está também em fase de adjudicação a reabilitação da cobertura do pavilhão desportivo da Escola Padre Himalaya, pelo valor de cerca de 115 mil euros, e a aquisição de mobiliário escolar para o bloco 4 da EB2,3/S, pelo valor global de cerca de 60 mil euros.


Por outro lado, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, ao nível da Ação Social Escolar, aprovou o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2022/2023, o qual corresponde a um investimento da ordem dos 650 mil euros e garante o transporte gratuito aos alunos.

Este transporte gratuito irá beneficiar todas as crianças e jovens que frequentam diversos níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário, nos diversos equipamentos educativos do concelho.


Para além dos transportes escolares, a Câmara Municipal promove anualmente medidas que visam a integração, bem-estar e igualdade de oportunidades para todos os alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, ao nível da aquisição de livros e material didático, das refeições escolares, do desenvolvimento de atividades de apoio à família e de enriquecimento curricular, da aquisição de equipamento básico e da conservação e manutenção dos vários equipamentos e edifícios escolares distribuídos pelo concelho.


"Este investimento na Educação é essencial no apoio às famílias e no desenvolvimento dos jovens e do concelho.", consideram.







0 comentário
bottom of page