top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara Municipal de Viana do Castelo conquista Prémios Autarquia do Ano 2024

10 de Maio, 2024

A Câmara Municipal de Viana do Castelo conquistou, esta quinta-feira, dois Prémios e duas Menções Honrosas nos Prémios Autarquia do Ano de 2024. Na cerimónia, que aconteceu no Palácio Conde d’Óbidos, em Lisboa, o Município venceu na subcategoria “Apoio às Crianças” com o projeto Palavras com Som e na subcategoria “Consciencialização Política” com o projeto Viana é Tua.



prémios autarquia do ano 2024

Viana do Castelo conquistou ainda uma Menção Honrosa na subcategoria “Promoção de Estilo de Vida Saudável” com o projeto e aplicação Breathe Viana e uma Menção Honrosa na subcategoria “Apoio à inclusão de indivíduos com deficiência e incapacidade motora” com o projeto municipal Náutica para todos. 


Relativamente aos vencedores, o projeto “Palavras com Som”, criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pretende promover o adequado desenvolvimento da comunicação humana, potenciando capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competências essenciais ao desenvolvimento da criança. Aborda a saúde infantil ao nível das competências exigidas na valência da Terapia da Fala, preocupando-se com diferentes áreas interventivas: fala, linguagem, voz, respiração, mastigação, deglutição e motricidade orofacial. Pretende desenvolver atividades nos jardins de infância públicos, envolvendo a comunidade educativa (alunos, Educadores de Infância e Encarregados de Educação), destinando-se a crianças entre os 5 e os 6 anos que frequentem Jardins de Infância públicos do concelho.


Já o projeto “Viana é tua” pretende criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos, com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo. Para o efeito, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo está a percorrer as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses. Esta iniciativa pretende desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e reforçar a sua participação ativa na construção do presente e futuro de Viana do Castelo, valorizando e integrando as suas políticas.


Sobre o Breathe Viana, a Câmara Municipal submeteu e viu aprovada uma candidatura no âmbito do “Património Natural – Gal Costeiro Litoral Norte – Alto Minho”, que tem como principal linha orientadora a Valorização Turística e Promoção de estilos de vida saudável no Património Natural de Viana do Castelo. Foi assim que nasceu o portal e o site Breathe Viana, com o objetivo maior de promover a orla litoral vianense. O projeto incluiu o desenvolvimento de diferentes ações, entre elas a criação de uma Plataforma virtual (Portal + APP) para disponibilizar uma série de informação, e visa chegar a diferentes públicos: cidadãos de todas as idades que habitam em Viana do Castelo; atletas, clubes e associações da região, bem como população portuguesa e comunidades internacionais incentivadas pela prática desportiva ou de atividade física em contextos de natureza.


Já na perspetiva de possibilitar igualdade de oportunidades a todos os alunos, a autarquia desenvolveu o projeto “Náutica para Todos” como um projeto paralelo e complementar ao “Náutica na Escola”, com o objetivo de também proporcionar a prática curricular destas atividades adaptadas aos alunos portadores de deficiência e com necessidades específicas. Nesta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, o projeto visa ser um complemento ao projeto original, de modo a proporcionar a prática desportiva dos desportos náuticos a portadores de incapacidade e deficiência, propondo-se a inclusão, na disciplina de Educação Física, da náutica (2.º e 3.º Ciclos) e da natação (1.º Ciclo).


O Prémio Autarquia do Ano nasceu com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público. 


É uma marca registada do Lisbon Awards Group, entidade privada com fins lucrativos, que é responsável por vários prémios e conferências nos mais diversos setores de atividade. Com o objetivo de fazer ampliar a notoriedade e credibilidade do Prémio Autarquia do Ano, este conta ainda com o ECO enquanto media partner, um meio de comunicação de prestígio e reconhecido por todos pela sua qualidade e isenção.





0 comentário

Comments


bottom of page