top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara Municipal de Viana do Castelo e DKC renovam protocolo da Náutica nas Escolas para 2024

Com resultados ao nível da excelência, o programa Náutica nas Escolas é já um “clássico” na formação de uma cultura desportiva náutica e a promoção de hábitos de vida saudáveis junto da comunidade escolar. O programa, destinado às escolas e aos alunos, é tripartido entre o Município, as escolas e a Darque Kayak Clube (DKC) de Viana e celebrou, no início deste ano escolar, dez anos de existência, tendo abarcado cerca de uma dezena de milhar de alunos na modalidade da canoagem.





atletas em canoas e kayaks no rio

O projeto Náutica nas Escolas já foi objeto de vários prémios e é muito reconhecido. Neste projeto, o Município de Viana do Castelo tem como responsabilidades: coordenação técnica/administrativa na implementação do projeto “Náutica nas Escolas”; articulação entre os diversos parceiros envolvidos com vista à implementação, execução e avaliação do projeto; a criação das condições de logística e de financiamento necessárias à prática da náutica nas escolas; o transporte dos alunos envolvidos no projeto para os Centros Náuticos; a limpeza das instalações; elaboração de relatório anual de avaliação do projeto; contribuição para a formação profissional de docentes e técnicos, através da promoção de formação específica na área dos desporto náuticos.

atletas a treinar num ginásio
Instalações do ginásio da DKC

Já ao Agrupamento de Escolas, compete o acompanhamento pedagógico nas aulas desenvolvidas nos Centros Náuticos; a organização dos horários escolares, tendo em conta o normal desenvolvimento das atividades letivas curriculares nos Centros Náuticos; a monitorização do projeto, com vista à avaliação dos contributos e mais-valias do mesmo nas dimensões curriculares e lúdicas com relatório síntese trimestral e final; a aprovação do projeto náutica nas escolas por parte do conselho geral e conselho pedagógico do agrupamento.

atletas a levar as canoas e kayaks para o rio

Por sua vez, à DKC de Viana cabe: programação e execução técnica e pedagógica da atividade náutica nas escolas; a prestação de serviço ao Município de Viana no sentido de assegurar a lecionação da náutica nas escolas; o enquadramento técnico logístico, de receção e acolhimento dos participantes, disponibilização de meios humanos para o desenvolvimento das atividades e adoção de medidas que visem a segurança no desenvolvimento da mesma; remessa de dados trimestrais.


Os clubes prestam o serviço com três técnicos, diariamente, a tempo inteiro, com semanas com 11 e 12 turmas, no caso da canoagem em contexto escolar.

jovens a entrar com canoas e kayaks no rio

As tarefas que a DKC de Viana desenvolve neste contexto são o transporte diário para levar embarcações junto à água e regresso distribuindo o material náutico a utilizar nos dias de aulas. Fornece material de ginásio, lava e dessaliniza, dispõe calçado apropriado, banhos, água, luz e gás, assim como material de limpeza e lavagens. Disponibiliza três técnicos, trata de logística, avaliação, planificação de aulas e aulas teóricas. Também fornece produtos de farmácia de primeiros socorros, frigorífico para frios, repara pagaias, embarcações e demais material utilizado.


Fotos: © José Castro






0 comentário

Yorumlar


bottom of page