top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara Municipal de Viana satisfeita com exclusão da Serra d’Arga do concurso de prospeção de lítio



Em comunicado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo informa que "está satisfeita com a exclusão da Serra d’Arga do concurso de pesquisa e prospeção de lítio" que está em curso por todo o país.


Para o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, esta notícia é acolhida com "muito agrado", já que o Município tem investido na defesa e promoção daquela área.


De acordo com nota divulgada pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a Avaliação Ambiental Estratégica promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia concluiu que na área da Serra d’Arga “as restrições ambientais inibem a prospeção e consequente exploração, ficando assim fora do objeto do futuro concurso”. “No caso da área denominada ‘Arga’ verifica-se que, perante a sua expetável classificação como área protegida, mais de metade da superfície é considerada interdita ou a evitar”, declara a nota.


Luís Nobre garante que sempre teve confiança nas decisões centrais tendo em conta que "se trata de uma paisagem que deverá ser classificada como área protegida em breve".


A Serra d'Arga abrange os concelhos de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Ponte de Lima e está atualmente em fase de classificação como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional, tendo como objetivo principal a valorização e divulgação daquela paisagem.


Em outubro passado, Luís Nobre marcou presença no protesto contra a prospeção de lítio na Serra d’Arga, sob o lema "Minho Unido contra as Minas", que juntou mais de um milhar de pessoas em Viana do Castelo, entre autarcas, associações e sociedade civil.


Na luta pela defesa da Serra d’Arga, Viana do Castelo promoveu também, no ano passado, um investimento de cerca de 200 mil euros para criar um Observatório Internacional da Serra d’Arga, na freguesia de São Lourenço da Montaria, dinamizando um espaço de investigação científica, com disponibilidade de residência para investigadores.


A Serra d’Arga é também palco do Trail Serra d'Arga, contando com a colaboração dos Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Ponte Lima. Viana do Castelo conta ainda com trilhos e percursos que estimulam o turismo ambiental e promovem a paisagem.


A Serra d'Arga abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária. É detentora de recursos naturais ímpares, de uma paisagem singular e com um património material e imaterial de ordem natural, ambiental, histórico e cultural de elevado valor.



Comments


bottom of page