top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Caminha Medieval vai ter peregrinações diárias e spa da época


O "Caminho de Santiago" é o tema de Caminha Medieval, de 20 a 24 de julho, que vai invadir o centro histórico da Vila de Caminha. O peregrino é a inspiração da programação deste ano e, por isso, haverá mesmo peregrinações diárias, todas as noites, e uma espécie de SPA medieval: "Mens sana in corpore sano", Mente sã em corpo são.



Mercadores, artesãos e sobretudo muita animação vão tomar conta do centro da Vila, num evento que é também uma forma de a Câmara Municipal de Caminha continuar a promover os Caminhos de Santiago e de celebrar o Ano Santo Jacobeu que, também por causa da pandemia, foi prorrogado para 2022.


Com o Caminho de Santiago como grande inspiração, o programa dará um enfoque especial a tudo o que está associado a estas grandes caminhadas em nome da fé. E porque o cansaço é muito, as arcadas vão transformar-se em SPA. “Mens sana in corpore sano” tem também inspiração no mar, com tratamentos à base de ingredientes naturais, como as algas, proporcionando uma viagem multissensorial de equilíbrio e bem-estar.

A Oficina de Caligrafia é mais uma novidade. A caligrafia sempre foi considerada uma arte: a nobre arte de dar forma às palavras, tantas vezes sagradas. A arte de escrever e conceder sentido estético era apanágio de alguns, cujo treino de anos ia permitindo que o “ductos” que as suas mãos inscreviam no pergaminho, e mais tarde, no papel, permitisse um legado ao futuro. Impregnada de técnicas e de uma sabedoria ancestral, a caligrafia atravessou o tempo e despertou a curiosidade de muitos.

E porque falar em Caligrafia é falar de livros, já que os primeiros foram manuscritos, o Município avançará um pouco mais com “Camina Librorum” e uma viagem pela literatura medieval, com foco no espólio da Biblioteca de Caminha.


As marionetas e o teatro medieval estarão igualmente presentes, com muitos momentos preparados especialmente para este evento. Estão igualmente previstas, oficinas e jogos para os mais novos. Outra das novidades é a peregrinação, todos os dias, pelas 22h00, com recriação histórica.

Espetáculos de fogo, acampamento civil e militar, aves, gastronomia e muita animação são certezas. Em breve o programa completo será anunciado pela autarquia.


De recordar que o ano de 2021, ano Jacobeu, foi, apesar das contingências da pandemia, bastante celebrado no concelho. Entre outras iniciativas, Caminha celebrou o Caminho de Santiago, através de seis concertos que Tiago Bettencourt protagonizou, no âmbito do Programa Cultural Verão 2021 do Município. “Caminho Rumo ao Eclipse – No Caminho de Santiago com Tiago Bettencourt” foi posteriormente reunido e convertido em formato de livro-concerto, um livro muito especial, que inclui vídeos e outros momentos.


No início deste ano, o Papa Francisco prorrogou, através da Penitenciária Apostólica, o Ano Santo Jacobeu de 2021 para incluir todo o ano de 2022. A decisão deveu-se às circunstâncias provocadas pela pandemia. Caminha Medieval aceitou o “desafio” e elegeu a temática para o evento que recria o ambiente medieval através do comércio, das artes, ofícios, divertimentos, sabores e hábitos alimentares da Idade Média.



0 comentário

Comentarios


bottom of page