Caminha Recebe Selo de Mérito Bronze por Apoio Inovador a Cuidadores Informais
- Jorge Costa
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
15 de abril, 2025.
O Município de Caminha foi agraciado com o Selo de Mérito Bronze pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), na 4.ª edição do Prémio para o biénio 2025/2026. Este reconhecimento destaca o projeto inovador "Promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais", que visa mitigar o impacto emocional e físico do exigente papel de cuidador.
Ser Cuidador Informal é um ato de amor e dedicação inexcedível. Consciente do enorme impacto que esta responsabilidade acarreta na saúde física e psicológica daqueles que cuidam, o Município de Caminha tem vindo a implementar medidas concretas para apoiar estes verdadeiros heróis do quotidiano. Este esforço foi agora reconhecido pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), que atribuiu ao concelho o Selo de Mérito na categoria Bronze.

O prémio surge no âmbito do projeto "Promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais", uma iniciativa que reconhece que o ato de cuidar pode, em situações limite, originar burnout, transtornos de ansiedade e quadros depressivos. Para dar resposta a esta realidade, o Município de Caminha estabeleceu um protocolo com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), integrando um psicólogo na Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI). Este protocolo permite que tanto os utentes como os cuidadores informais recebam acompanhamento psicológico, inclusive em situações de luto após o falecimento da pessoa cuidada.
Adicionalmente, o Município de Caminha criou o Serviço Municipal de Psicologia, conforme previsto no Regulamento n.º 985/2022. Este serviço contempla especificamente a "Intervenção Psicológica com Pessoas com Incapacidade e Cuidadores Informais", permitindo que profissionais de saúde da ULSAM e técnicos da área social do Município encaminhem cuidadores para apoio psicológico sempre que necessário.
O projeto "Promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais" assenta em três eixos fundamentais:
Promoção da literacia em saúde psicológica: Capacitar os cuidadores para compreenderem as suas reações, reconhecerem situações críticas e implementarem estratégias de autocuidado.
Avaliação e apoio psicológico: Avaliar precocemente situações de desajustamento emocional e psicopatologia, promovendo o bem-estar emocional e social.
Promoção dos autocuidados e identificação e encaminhamento: Sensibilizar para a importância dos autocuidados, implementar ações promotoras da saúde psicológica e identificar situações de risco para encaminhamento adequado.
Este projeto é integralmente financiado por recursos próprios do Município de Caminha, através da afetação de um psicólogo à ECCI e ao Serviço de Psicologia. Para além do apoio humano, o município disponibiliza apoio logístico essencial, como uma viatura elétrica para atendimentos domiciliários e espaços adequados para a realização de consultas.
Segundo fonte do município a atribuição do Selo de Mérito Bronze "é um reconhecimento do empenho e da visão do Município de Caminha no apoio aos seus cuidadores informais, demonstrando que o cuidado de quem cuida é uma prioridade e um compromisso assumido com entusiasmo e paixão. Os cuidadores informais de Caminha estão, sem dúvida, de parabéns por esta distinção que valoriza o seu inestimável contributo para a comunidade."
Opmerkingen