top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Caminha vai celebrar Dia Mundial da Música com concerto de Sérgio Godinho e o "Coro das Velhas"


É já no próximo dia 1 de outubro que se comemora o Dia Mundial da Música. Cerca de uma centena de pessoas, de todas as freguesias do concelho de Caminha, maioritariamente idosas, vão juntar-se a um dos maiores cantautores portugueses para um grande espetáculo: os ensaios estão a decorrer e as vozes estão cada vez mais afinadas, quase prontas para subir ao palco do Pavilhão Municipal de Caminha - Fernando Lima, pelas 21h30.

O Município de Caminha afirma que será um “Coro das Velhas” "muito especial" e prevê-se “casa cheia”. A entrada é gratuita, mediante levantamento obrigatório de bilhete nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, já a decorrer.

“Vamos cantar o coro das velhas! / Ia eu pelo concelho de Caminha /Quando vi sentada ao sol uma velhinha (…)” – estas são as três primeiras frases da letra de “Coro das Velhas”, um original do músico português, e que dá nome ao projeto. Cantor, compositor, escritor, ator (de teatro e cinema), Sérgio Godinho é também um homem de desafios e este será o mais recente: cantar com pessoas desconhecidas (ou quase, porque já houve encontro para ensaio), que na sua esmagadora maioria nada sabem de música.

O desafio foi global. "Nos projetos do Município, havia há muito o desejo de mobilizar a comunidade e relacioná-la com artistas consagrados, proporcionando atividades de inclusão através da cultura. A oportunidade acabou por surgir graças ao flagelo da Covid, que permitiu encontrar financiamento para o formato idealizado pela Câmara e envolver os mais vulneráveis, os mais isolados, incluindo pessoas com situações mais difíceis de acautelar nas freguesias. Tornar público um projeto nestes moldes era também um desejo e tudo acabou por encontrar acolhimento no projeto “Cultura para Todos” – NORTE 2020, que disponibilizou financiamento.", refere a autarquia.

A partir daí, e "com o foco em Sérgio Godinho, desenvolveu-se todo um trabalho de mobilização ao nível das freguesias e constituiu-se um grupo de cerca de uma centena de pessoas, que se têm reunido ao serão, para ensaiar, sob a orientação musical da Academia de Música Fernandes Fão. Sérgio Godinho participou num dos últimos ensaios e mostrou-se agradavelmente surpreendido com o grupo.", acrescentam.

Os ensaios vão continuar, até à véspera do espetáculo.

A entrada, no Dia Mundial da Música, no Pavilhão Desportivo Municipal – Fernando Lima é, gratuita, mas é obrigatória a apresentação do respetivo bilhete, que está disponível para levantamento nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora.



0 comentário
bottom of page