top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Caminho da Geira lidera partidas de Braga para Santiago de Compostela pela primeira vez | Peneda Gerês TV

05 de janeiro, 2026.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA) alcançou um marco histórico no último ano. Pela primeira vez, este itinerário assumiu a liderança no número de peregrinos que partem de Braga com destino a Santiago de Compostela, superando o tradicional Caminho Português Central.

De acordo com as estatísticas oficiais do Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago, Braga consolidou-se como um ponto estratégico, subindo para a oitava posição na tabela dos locais de início da peregrinação em Portugal. No total, partiram da capital do Minho 1.130 pessoas — o número mais elevado alguma vez registado.

O crescimento do Caminho da Geira e dos Arrieiros em números

Dos peregrinos que escolheram Braga como ponto de partida, 567 optaram pelo CGA, o que representa uma subida de 11,4% face ao ano anterior. Em contrapartida, o Caminho Português Central (CPC) registou uma quebra de 8,6%, com 550 partidas.

Este fenómeno reflete uma tendência de diversificação nas rotas jacobeias. Em termos globais, o CGA cresceu 9,7%, somando 757 peregrinos que receberam a sua Compostela à chegada à Galiza.

"Os dados confirmam a crescente atratividade de Braga como ponto de partida, com a cidade a ocupar agora o 8.º lugar no ranking nacional, liderado pelo Porto."

A maioria dos caminhantes que escolhe este traçado é de nacionalidade portuguesa (63,1%), seguida pela espanhola (18,7%) e checa (5,5%). No entanto, a rota atrai peregrinos de 26 países, incluindo mercados distantes como o Brasil, Canadá, China e Coreia do Sul.


Caminho da Geira lidera partidas de Braga para Santiago de Compostela pela primeira vez
Caminho da Geira lidera partidas de Braga para Santiago de Compostela pela primeira vez

Com 239 quilómetros, o Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e atravessa os municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço. O traçado destaca-se por dois elementos diferenciadores:


  1. A Geira Romana: A via romana mais bem conservada do antigo Império Romano do Ocidente.

  2. Reserva da Biosfera: A passagem pela Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés.


Apresentado em 2017 e reconhecido pela Igreja em 2019, o itinerário está atualmente na lista de caminhos culturais a homologar pelo Governo da Galiza ainda este ano, o que deverá impulsionar ainda mais o fluxo de visitantes.

Portugal reforça posição nos Caminhos de Santiago

O sucesso das rotas que passam pelo Minho contribuiu para um aumento global de 12% nos peregrinos que optam pelos caminhos portugueses (incluindo o da Costa), o dobro do crescimento registado na totalidade dos Caminhos de Santiago (6%). No total, 191.155 pessoas completaram itinerários portugueses no último ano, embora apenas 45,5% tenham iniciado a jornada em território nacional.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page