A campanha decorreu ontem, 19 de maio, no âmbito do Dia da Escola Azul, e teve como objetivo sensibilizar e consciencializar os mais novos para a necessidade de mudar hábitos, de forma a reduzir o uso de plástico.
Cerca de 70% do lixo marinho existente nas praias portuguesas e no oceano é plástico. Com o objetivo de mudar hábitos de consumo deste material, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou uma campanha de sensibilização de prevenção ambiental junto de 340 crianças, dos 3 aos 10 anos de idade, na praia de Vila Praia de Âncora.
As crianças vieram do Jardim de Infância de Igreja – Âncora, Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora, Escola Básica de Âncora Lage e Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora, 1.º e 2.º Ciclos. Participaram ainda na atividade, 14 idosos do Lar de Santa Rita.
A GNR acrescenta que "no âmbito do Dia da Escola Azul, todos os participantes na campanha juntaram esforços para fazer uma Corrente do Oceano. Trata-se de uma iniciativa que, todos os anos, desafia cada Escola Azul participante, a criar um cordão humano pelo Oceano junto ao mar ou, se não for possível, junto a um local que seja simbólico para a comunidade."
Este evento teve como parceiros a Câmara Municipal de Caminha, a Polícia Marítima – Capitania de Caminha, a Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR – Subdestacamento de Caminha, o Agrupamento de Escolas de Caminha e a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).
コメント