top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Campeão da Europa confirmado no X BTT XCO Vila de Melgaço

Vlad Dascalau, campeão da europa em BTT na vertente XCO, título que conquistou em 2023, desloca-se a Melgaço, para participar no X BTT XCO Vila de Melgaço, que acontecerá nos próximos dias 2 e 3 de março, anunciou hoje o município melgacense.




ciclista a descer um monte acidentado num evento de BTT XCO

O atleta está confirmado na lista dos 321 participantes inscritos no evento, que vão disputar a prova internacional C1, pontuável para a Taça de Portugal de XCO 2024 e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design. As inscrições para a prova estão abertas até 1 de março, aqui.

atleta masculino levantando um prémio no ar
Vlad Dascalau - Campeão da Europa de BTT XCO

O atleta romeno Vlad Dascalu, antigo Campeão do Mundo de sub-23, da Trek Factory Racing – Pirelli é número 8 do ranking da UCI - Union Cycliste Internationale, e conta com 5 vitórias e 23 pódios na Taça do Mundo de XCO.

 

X BTT XCO VILA DE MELGAÇO ACONTECERÁ A 2 E 3 DE MARÇO


A prova rainha do X BTT XCO Vila de Melgaço terá lugar no dia 3 de março, pelas 14h30, na qual competem as elites masculinas e sub-23, num circuito criado para o efeito na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço, com todas as condições de segurança, o percurso será bastante diversificado com subidas duras, rock gardens, saltos, descidas técnicas e demais atrativos para que o espetáculo e divertimento estejam garantidos. O programa prevê ainda treinos no sábado, dia 2 de março, entre as 10h00 e as 17h30.

atleta masculino numa prova de BTT XCO

A competição acontecerá no domingo, dia 3 de março. Pelas 9h00 será dada a partida para a primeira corrida (Sub-17 masculinos e Sub-17 femininos) e pelas 10h15 realizar-se-á a prova para os atletas do escalão Sub-19 masculinos e para todas as categorias femininas. Pelas 12h30 correm as categorias de masters masculinos e paraciclismo masculino.


A cerimónia protocolar das provas das categorias Sub-17 masculinos e Sub-17 femininos, Sub-19 masculinos e todas categorias femininas, exceto Elites e Sub-23 femininas, acontecerá peças 13h45. O evento terminará pelas 16h30 com a cerimónia das corridas elites, Sub-23 masculinos e femininos, e equipas. 


A prova é promovida em conjunto pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM e pelo Município de Melgaço, e conta com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Cision, da POPP Design, da Strong Speed, da Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, da Arrecadações da Quintã, da Polisport, da Seg3 - Mediação de Seguros e da Bike – Tudo sobre o mundo do BTT.

 

O CAMPEONATO DA EUROPA DE XCO DE 2025 VAI ACONTECER EM MELGAÇO


Em setembro de 2022, o Município de Melgaço recebeu a confirmação de que o Campeonato da Europa de XCO de 2025 aconteceria em Melgaço.


«As condições de excelência para a prática de ciclismo de estrada e de montanha que temos permitirão a realização do Campeonato da Europa de XCO de 2025», afirma o autarca melgacense, Manoel Batista, também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT, salientando que «Melgaço, é hoje, um destino de eleição em termos do produto turismo desportivo. O desporto é um dos principais ativos estratégicos, ancorado nas condições naturais que temos, mas também na infraestrutura ímpar que é o nosso Centro de Estágios que, em 2004, foi oficializado pela UEFA e selecionado para centro de treinos para o Euro 2004. Com equipamentos desportivos homologados, de elevado nível de qualidade, esta infraestrutura está preparada para receber atletas de diversas modalidades e de todos os níveis de competição, tal como tem acontecido».


A organização deste evento foi alvo de candidatura do nosso Município, da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho junto da entidade organizadora da prova.


Em julho de 2022 uma delegação da UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo e da UEC – European Cycling Union esteve no concelho para avaliar os recursos de que Melgaço dispunha para tal evento, comprovando que Melgaço tem de facto condições de excelência para a realização do evento.




0 comentário

Comments


bottom of page