top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Campus Sustentável em debate no Politécnico de Viana do Castelo

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) recebe, na próxima semana, quinta e sexta-feira, a 5.ª edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2023), evento que acontece no âmbito da Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade – proMetheus IPVC e que é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal.




eólicas flutuantes no meio do mar

Subordinado ao tema da “Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade”, a conferência irá contar com contributos de Carlos Borrego, professor emérito do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, e Gerd Michelsen, da Universidade de Leuphana de Lüneburg, na Alemanha.


O evento irá contar com duas sessões plenárias, a terem lugar no Auditório Francisco Sampaio, na ESTG-IPVC. A primeira, dia 26 de outubro, terá início às 10h15 e poderá ser acompanhada em direto, através do seguinte link: Sessão Plenária I - CCS2023 (ipvc.pt).


Com o tema “Do Campus à Comunidade: incentivar a transição climática e atrair as novas gerações”, a primeira sessão plenária terá como orador Carlos Borrego, professor emérito do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.


A segunda sessão, dia 27, começa às 9h30 e será da responsabilidade de Gerd Michelsen, da Universidade de Leuphana de Lüneburg, na Alemanha. Professor Sénior na área de Investigação em Sustentabilidade e titular da cátedra atribuída pela UNESCO em “Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável”. Gerd Michelsen falará sobre “Desenvolvimento sustentável – um desafio para as Instituições de Ensino Superior”. Poderá também ser acompanhada em direto em Sessão Plenária II - CCS2023 (ipvc.pt).

A 5.ª edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2023) assume-se como uma ocasião privilegiada para uma discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas quanto à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.


O evento pretende também servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantes, académicos, investigadores e especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável. O jantar da conferência terá lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima.


Notas biográficas:

Carlos Borrego | Universidade de Aveiro

Professor emérito do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (UA). Representa Portugal em organizações científicas, em comissões de investigação e avaliação de estratégia ambiental, desenvolvimento sustentável e economia circular. Foi Ministro do Ambiente (XI e XII Governos), vice-reitor para a Investigação na UA, diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento, delegado Nacional para os Programas-Quadro de Investigação e Inovação da UE sobre “Ambiente” e “Clima” e, ainda, diretor da European Association for the Science of Air Pollution – EURASAP.

A sua visão sistémica da investigação ligada ao ambiente e clima foca-se na intersecção entre as áreas urbanas e as tecnologias, tentando construir melhores cidades e empresas ecologicamente responsáveis, alavancadas na tecnologia, na inovação, na economia circular e na participação do cidadão. Como diretor do IDAD-Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, fortaleceu a consultoria profissional e as atividades de projeto.

Gerd Michelsen |Universidade de Leuphana de Lüneburg, na Alemanha

Estudou economia nas Universidades de Kiel e Freiburg i. Br., foi professor de Comunicação Ambiental e de Sustentabilidade na Universidade Leuphana de Lüneburg, de 1995 a 2013, depois professor sénior de Investigação em Sustentabilidade. De 2005 a 2021, foi titular da Cátedra UNESCO em “Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável” na Universidade Leuphana de Lüneburg.

Principais interesses de investigação: desenvolvimento sustentável, ensino (superior) para o desenvolvimento sustentável e comunicação sobre sustentabilidade. Fez várias atividades de voluntariado.






0 comentário

Comments


bottom of page