Capicua vem "Ler Cinema", esta quinta-feira, a Paredes de Coura | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Capicua vem "Ler Cinema", esta quinta-feira, a Paredes de Coura

A rapper portuguesa Capicua é a convidada da edição desta quinta-feira, 2 de março, do Ler Cinema, que traz ao Centro Cultural de Paredes de Coura, a curta ‘O Teu Nome É’, de Paulo Patrício, bem como o documentário "O Sal da Terra”, de Wim Wenders, com o olhar único do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.




homem negro, em tronco nu e só de calções, a discutir com militar fardado, que empunha uma arma

A presença de Capicua nesta sessão de Ler Cinema insere-se na linha editorial deste formato com curadoria de Paulo Pinto, que procura trazer a Paredes de Coura conhecidos nomes da música, literatura, artes plásticas, política e cultura para falar sobre os filmes que os marcaram.


"O Teu Nome É”

Um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. Com testemunhos de amigas transexuais de Gisberta, assim como entrevistas inéditas a dois dos envolvidos no caso. Abordando conceitos como memória, violência, condição social, discriminação e identidade de género, “O Teu Nome É” confronta dessa forma diferentes perspetivas e dimensões da condição humana.


"O Sal da Terra”

O brasileiro Sebastião Salgado é um dos repórteres fotográficos mais respeitados no mundo. Em 2004, quando se encaminhava para os 70 anos e depois de uma pausa na fotografia, lançou-se numa empreitada de dimensões homéricas que consistia em captar lugares e homens que representassem o que de mais prístino se pode contemplar hoje. O resultado dessa longa viagem, fruto de oito anos de trabalho e de mais de 30 viagens por todos os continentes, é "Génesis", uma exposição que inclui mais de duas centenas de fotografias e está organizada em cinco secções: "Sul do Planeta", "África", "Santuários", "Terras a Norte" e "Amazónia e Pantanal". Com este documentário, realizado pelo cineasta Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho de Sebastião), o espectador fica finalmente a conhecer o homem por detrás da câmara, a maneira como encara a existência e de que forma o seu trabalho teve impacto no modo como olha a Humanidade, a natureza ou a si próprio.


O "Ler Cinema" acontece esta quinta-feira, 2 de março, no Centro Cultural de Paredes de Coura, pelas 21h30 e a entrada tem o custo de 3,5€.




0 comentário
bottom of page