Capturadas mais de 2.600 "vespas asiáticas" no concelho de Montalegre
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Capturadas mais de 2.600 "vespas asiáticas" no concelho de Montalegre

Foram capturadas mais de 2.600 "vespas asiáticas" nas oito monitorizações realizadas no concelho de Montalegre (cada ação passou por 127 localidades) ao longo deste ano. Este é um dos dados desta aposta levada a cabo pela autarquia de Montalegre através do Gabinete Técnico Florestal (GTF). O técnico que lidera este Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, José Luís Tavares, fala em «sucesso».

Capturadas mais de 2.600 "vespas asiáticas" no concelho de Montalegre
Capturadas mais de 2.600 "vespas asiáticas" no concelho de Montalegre

Com os trabalhos iniciados em 15 de fevereiro, a rede de armadilhas de combate à "Vespa Asiática" no concelho de Montalegre prolongou-se por um período de quatro meses (terminou este mês) no qual foram realizadas oito monitorizações de periodicidade quinzenal. Em 2019, recorde-se, esteve implementada apenas três meses.


Apesar do período de atuação mais alargado e do incremento do número de armadilhas em 25% - comparativamente ao ano passado - o número de vespas velutinas capturadas diminuiu cerca de 34%. Estes dados são reveladores que o trabalho efetuado no ano anterior foi profícuo. A captura das inúmeras vespas fundadoras, na rede de armadilhas, e a retirada atempada e correta dos ninhos por equipas especializadas, foi imprescindível para a interrupção do ciclo reprodutivo e consequente proliferação destas vespas. Foi conseguido, deste modo, reduzir a presença desta praga praticamente em todo o território do concelho de Montalegre.

No terreno esteve uma equipa, liderada pelo técnico José Luis Tavares, que palmilhou o concelho em 127 localidades. Um resultado «fantástico» que prova o bom trabalho efetuado à luz do Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina. O técnico esclarece que «sem este plano de combate, esta praga já estaria presente na totalidade do território, em quantidades incontroláveis e nefastas para a saúde publica, ecossistemas naturais e economia local».


MAPA INTERATIVO

Este ano, os dados foram disponibilizados através de um mapa interativo que exibiu os resultados à medida que os trabalhos foram efetuados. Um trunfo que alavanca esta aposta municipal para uma maior proximidade e rapidez com o grande público. Ainda em matéria de divulgação, as paróquias do concelho também foram informadas, sendo mais um canal informativo junto dos cidadãos.


0 comentário
bottom of page