top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

CCDR-NORTE congratula-se com resultados do Norte no ranking, reafirmando aposta no sucesso escolar

Em nota de imprensa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), I.P. "congratula-se com os resultados positivos obtidos pelas escolas do NORTE" nos rankings do ensino secundário divulgados esta sexta-feira, acrescentando que, na generalidade, as escolas do Norte apresentam melhores resultados no ranking nacional de escolas a nível de ensino secundário.




edifício cor de rosa com janelas e contras brancas e um jardim verde

Esta sexta-feira, 16 de junho, foi divulgado pelo Expresso, o Ranking das Escolas relativo ao ano de 2022, que envolveu 637 escolas secundárias, públicas e privadas, onde se realizaram exames nacionais em Portugal.


As escolas privadas continuam a alcançar os lugares cimeiros, sendo a primeira posição ocupada pelo Grande Colégio Universal (Porto), seguido do Colégio Efanor (Matosinhos) e do Colégio D. Diogo de Sousa (Braga). Os primeiros 40 lugares são ocupados por escolas privadas e só depois surge o ensino público. A secundária de Vouzela é a segunda melhor entre os estabelecimentos de ensino do Estado.


"Não obstante o sucesso revelado por estes dados, o caminho a percorrer na persecução do desígnio do sucesso escolar quer-se ainda mais ambicioso e, por esse motivo, a aposta em medidas que o promovam deve ser reafirmada", refere a CCDR-NORTE em nota de imprensa. Enquanto Autoridade de Gestão do Programa NORTE 2020 e, agora, do NORTE 2030, a CCDR-NORTE, I.P. coloca em lugar de destaque nas suas prioridades e ações a promoção do sucesso escolar.


Na sequência dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), criados em concertação com as Comunidades Intermunicipais e a Área Metropolitana do Porto, ao abrigo do Programa NORTE 2020, o novo Programa Regional NORTE 2030 inclui uma linha de financiamento de iniciativas municipais e intermunicipais no campo da educação, integradas nos agora designados Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).


Como os PIICIE, os PIPSE visam a mobilização de mais recursos da comunidade para a educação, o alargamento do compromisso pelo sucesso escolar de todos e o enriquecimento da vida escolar das crianças e dos jovens, com envolvimento dos municípios, das escolas, das famílias, de outros serviços e instituições locais.


"No sentido de melhor acompanhar a evolução do sucesso escolar no NORTE e de, assim, tomar decisões mais fundamentadas e adequadas à realidade dos nossos territórios, desenvolvemos estudos aprofundados sobre a Educação na nossa Região."


O relatório Escolarização na Região do NORTE – Evolução 2001 – 2021 com base nos Censos permite uma leitura específica da evolução da escolarização num contexto regional e sub-regional nos 86 municípios e oito NUTS III da Região do NORTE.




0 comentário
bottom of page