top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Censos Sénior 2023": GNR sinalizou mais de 44 mil idosos a viver sozinhos ou isolados

Foto do escritor: Fernanda Pinto FernandesFernanda Pinto Fernandes

Desde 2011 que a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza a operação "Censos Sénior" no país, durante o mês de outubro, com vista a atualizar a sinalização geográfica dos idosos que vivem sozinhos ou isolados. Na edição de 2023 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 44.114 idosos a viver sozinhos e/ou isolados.




casal de idosos conversando num banco de jardim com militar da GNR

Como habitualmente, na Operação “Censos Sénior”, a Guarda realizou ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de "sensibilizar para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança." Em comunicado, a GNR informa que, em 2023, foram realizadas 304 ações em sala e 2651 ações porta a porta, abrangendo um total de 24.978 idosos.


A Operação "Censos Sénior" decorreu durante todo o mês de outubro, tendo a Guarda sinalizado 44.114 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.


"Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto", explica a GNR.


Geograficamente, concelho onde se registou mais idosos em situação de vulnerabilidade foi a Guarda (5477), seguido de Vila Real (5360) e Viseu (3528). O Porto foi onde se registou menos idosos a viver sozinhos ou isolados (826).


A GNR garante que "continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis."





Comentarios


Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
PayPal ButtonPayPal Button

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2024 Peneda Gerês TV

bottom of page