top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Centenário da revista "Seara Nova" em debate na UMinho



Com Isabel Pires de Lima, Fontainhas Fernandes, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Carlos Abreu Amorim e Maria João Millhano. Início às 16h00, presencial e online.


A Galeria do Paço da Universidade do Minho, no centro de Braga, recebe hoje, 8 de abril, às 16h00, o debate “Que Seara Nova para os próximos 100 anos?”. O acesso presencial é livre e também se pode assistir online, sendo necessário em ambas as situações a inscrição prévia em bit.ly/Debate_100_SearaNova.

A sessão prevê as intervenções de Isabel Pires de Lima, professora emérita da Universidade do Porto e antiga ministra da Cultura, António Fontainhas Fernandes, professor e ex-reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Pedro Bacelar de Vasconcelos e Carlos Abreu Amorim, ambos professores da Escola de Direito da UMinho, e ainda Maria João Milhano, coordenadora redatorial da revista “Seara Nova”.

A Galeria do Paço está a acolher também, até 19 de abril, uma mostra itinerante e um documentário no âmbito das comemorações do centenário daquela revista. A exposição dá a conhecer a história e as motivações que levaram à fundação da publicação, os seus diretores e colaboradores (como Joana Marques Vidal, Victor de Sá e Lídia Jorge), a intervenção política, as disputas travadas nas páginas da revista e a memória gráfica.

Em paralelo, está patente um conjunto de trabalhos plásticos de Jorge dos Reis, intitulado “O Lápis Não Rasga o Papel”. A entrada é livre, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e 18h00. Por outro lado, está a ser projetado diariamente, às 11h00 e 15h00, o documentário “Há cem anos, a Seara Nova”, da jornalista e documentarista Diana Andringa.

As iniciativas contam com o apoio da Reitoria da UMinho, da Rede Casas do Conhecimento e do Município de Lisboa.




0 comentário
bottom of page