top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Centro Ciência Viva dos Arcos promove Arcuenses com Ciência com o tema "Ciência e Saberes"

No dia 13 de maio (sábado), pelas 10 horas, nas Oficinas de Criatividade Himalaya - Centro Ciência Viva dos Arcos, irá ter lugar a palestra intitulada "Ciência e Saberes", que terá como oradora a arcuense Sérgia Costa Dias, Investigadora no ICBAS – Universidade do Porto.




cartaz do evento com ilustração de peixes e foto de mulher com óculos, camisola preta e casaco de malha branco, junto a flores cor de rosa

O evento é direcionado ao público em geral, e carece de inscrição obrigatória. As vagas são limitadas, sendo necessária uma inscrição por cada participante.


Para inscrição basta preencher o seguinte formulário até dia 11 de maio: https://forms.gle/QkyoNM6cc5fUQs8s7 . Para mais informações, contacte por e-mail via oficinashimalaya@cmav.pt ou telefone (+351) 258 247 326.


Palestra: nota introdutória

Esta palestra pretende ser uma conversa, momentos de partilha do percurso de Sérgia Dias. Há já alguns anos começou por estudar uma espécie. Um peixe. Começou a parecer-lhe estranho focar-se apenas numa e, fascinada pelo funcionamento da Natureza, estudou as espécies com que se relacionou e o meio envolvente. Quando surgiam novas questões, procurou recuar um pouco da espécie e ver como tudo encaixava no cenário em construção. Foi começando a pensar em paisagens, mais do que em espécies. E nessas paisagens, inevitavelmente, havia pessoas. Pessoas interessadas, pessoas interessantes, pessoas descuidadas, pessoas ignorantes, pessoas com muito a dizer de toda uma vida a lidar com aquilo que tinha visto há pouco pela primeira vez. Assim, fez sentido propor projetos que levassem a ciência ao quotidiano das pessoas, que as envolvessem na recolha de dados, mas também na discussão e no processo de gestão dos recursos naturais. Sabendo que não há fórmulas mágicas, claro, vamos ver como tem corrido!


Nota biográfica

Sérgia Costa Dias, natural de Arcos de Valdevez, é Licenciada em Ciências do Meio Aquático e Doutorada em Ciência Animal, pelo ICBAS – Universidade do Porto. Ao longo do seu percurso académico e profissional, colaborou diretamente com diversas instituições, com destaque para o Museo Nacional de Ciencias Naturales – CSIC de Madrid, e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto. Mais recentemente, nasceram dois projetos como Investigadora Responsável, num regresso ao ICBAS – UP., os projetos RecBio – Contributo para a gestão e conservação dos recursos biológicos da zona costeira do Norte de Portugal, e e-FishMarket – Mercado de primeira venda de pescado. Estes projetos permitiram aliar o conhecimento científico e o uso de novas metodologias, com a experiência e conhecimento das comunidades piscatórias, visando uma melhor gestão e conservação dos recursos biológicos marinhos da zona costeira do Norte de Portugal, e da própria atividade.








0 comentário

Comments


bottom of page