top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Centro Ciência Viva dos Arcos recebe Gabriela Silva no próximo "Arcuenses com Ciência"

No próximo sábado, 11 de novembro, pelas 10h30 horas, o Centro Ciência Viva dos Arcos Oficinas de Criatividade Himalaya recebe a palestra intitulada “Quando os óculos não são solução: terapia genética em ação”, que terá como oradora a arcuense Gabriela Silva, professora associada e investigadora principal na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.




cientista de bata branca trabalhando num laboratório

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto “Arcuenses com Ciência” do Centro Ciência Viva dos Arcos - Oficinas de Criatividade Himalaya, que "pretende dar voz a cientistas das mais diversas áreas, que de algum modo estejam ligados a Arcos de Valdevez, contribuindo para a proximidade que pretendemos fomentar entre a comunidade e a ciência", explica o município.

cartaz do programa com um olho em foco

Esta palestra terá a apresentação/moderação da Drª Rosalia Vargas - Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e Diretora do Pavilhão do Conhecimento/Centro Ciência Viva.


Evento destinado a público em geral, gratuito, de inscrição obrigatória e com vagas limitadas. Para inscrição basta preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/74fxxztpBXg6gQ6R9, até ao dia 9 de novembro.


Dúvidas e/ou esclarecimentos, contactar: 258 247 326 / e-mail: oficinashimalaya@cmav.pt


Resumo da Palestra

As doenças oculares da retina são responsáveis por um elevado número de casos de perda de visão e cegueira. Algumas destas doenças são herdadas da família, enquanto outras surgem como consequência de outras doenças. No grupo de investigação que lidera, desenvolve formas de travar estas doenças. Para isso, cria veículos microscópicos para transportar potenciais terapias até às zonas afetadas pela doença e avalia o seu efeito em animais modelo.


Nota Biográfica

Gabriela Silva, natural de Arcos de Valdevez, é licenciada em Biologia, pós-graduada em Medicina Legal, Genética Molecular e Bioética, e Doutorada em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade do Minho, em colaboração com as Universidades da Pennsylvania e Thomas Jefferson em Filadélfia, EUA.

Atualmente é Professora Associada e Investigadora principal, membro da Comissão de Ética, e do Gabinete de Educação Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.





0 comentário

Comments


bottom of page