Centro Ciência Viva dos Arcos promove palestra sobre "Fotossíntese Artificial"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Centro Ciência Viva dos Arcos promove palestra sobre "Fotossíntese Artificial"



No próximo dia 26 de novembro, pelas 10 horas, nas Oficinas de Criatividade Himalaya - Centro Ciência Viva dos Arcos, realizar-se-á a palestra intitulada "Fotossíntese Artificial: conversão de energia solar em combustível", que terá como oradora a arcuense Eliana da Silva, Investigadora na Universidade Autónoma de Barcelona.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto “Arcuenses com Ciência” das Oficinas de Criatividade Himalaya, que "pretende dar voz a cientistas das mais diversas áreas, que de algum modo estejam ligados a Arcos de Valdevez, contribuindo para a proximidade que pretendemos fomentar entre a comunidade e a ciência.", refere o Município de Arcos de Valdevez.


Atualmente e a nível mundial, os combustíveis fósseis são a fonte primária de energia. No entanto, este recurso natural está disponível em quantidades finitas, sendo necessário encontrar fontes de energia alternativas. O hidrogénio (H2) é considerado, quer do ponto de vista ambiental como económico, uma fonte de energia atrativa para substituir os convencionais combustíveis fósseis.


Nota biográfica da palestrante:

Eliana Silva, natural de Arcos de Valdevez, Doutorada em Química pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pela Université Blaise Pascal (França). Exerceu funções de Investigadora e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sendo que atualmente é Investigadora na Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha). Os seus interesses de investigação são multidisciplinares, abrangendo áreas científicas como Química Ambiental, Fotoquímica, Ciência dos Materiais e Síntese Química.



O evento é gratuito, de inscrição obrigatória e com vagas limitadas, sendo necessária uma inscrição por cada participante.


Para inscrição basta preencher o seguinte formulário até ao dia 24 de novembro: https://forms.gle/GtbThGAjaV12hEki9




0 comentário
bottom of page