top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez conquista pódios em Espanha



Os atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez (CAAV) apresentaram-se em Espanha para disputarem a I Corrida 5k Concelho de Redondela, a XXIII S. Silvestre de Castrelo de Miño, o I Crosse Vila de Ribadavia e a XVI Subida ao Castro de Vigo, de onde trouxeram troféus.


Em Redondela, logo no dia seguinte ao Natal, estiveram quatro atletas do CAAV entre os 250 inscritos na I Corrida 5k (as inscrições foram limitadas a 250 participantes devido à situação pandémica). Os atletas foram agrupados em cinco faixas etárias em cada género, com três escalões de Veteranos (A:35-44 anos, B:45-55 anos e C:+55 anos), o escalão de Seniores (23-34 anos) e um único escalão jovem destinado a atletas com menos de 23 anos (15-22 anos).


As gémeas Pedreira, Vanessa e Mariana, foram, respetivamente, 1ª e 2ª nas Sub-23 e, no mesmo escalão mas em masculinos, Tiago Nogueira alcançou o pódio no 3.º lugar. Carlos Barbosa ficou a apenas 12 segundos de conseguir o pódio, sendo 5.º em Veteranos-A. A nível Absoluto, a prova foi ganha pelo atual Vice-Campeão Galego dessa distância em pista (5.000m), Gustavo Santiago do Miler Running Club.


Em Castrelo de Miño, no último dia do ano, dia do 25.º aniversário do clube, o Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez participou na XXIII S. Silvestre. O evento foi disputado num circuito de 2.750m, percorrendo uma volta os atletas Iniciados (atletas Sub-16) e duas voltas os restantes atletas, sem distinção etária (atletas com 16 ou + anos).


O CAAV apresentou-se com três atletas em prova, no entanto Carlos Barbosa acabou por levar um toque de um adversário, logo nos metros iniciais, que resultou em queda, sofrendo uma entorse que o impossibilitou de continuar. A Iniciada Anabela Sousa alcançou o 2.º lugar e o Juvenil Tiago Nogueira (o mais jovem da prova absoluta) concluiu em 9.º lugar da Geral Absoluta, sendo o 2.º melhor Juvenil em prova. A nível Absoluto, a prova foi ganha pelo Campeão Mundial de Meia-Maratona M35 Ruben Diz.



Em Ribadavia, no dia 9 de janeiro, integrado na 86ª edição dos Campeonatos da Galiza Absolutos de Corta-Mato, a autarquia local e a Delegação de Ourense da Federação Galega de Atletismo organizaram o I Crosse Vila de Ribadavia que contou com a participação de cerca de 250 atletas entre as várias provas em disputa. Na prova aberta destinada a atletas Absolutos, o Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez fez-se representar pela atleta Vanessa Pedreira que conquistou o segundo lugar, percorrendo os 4km em 17 minutos e 23 segundos.



Em Vigo, no dia 30 de janeiro, o CAAV apresentou-se com dois atletas que conquistaram o lugar no pódio da XVI Subida ao Castro que contou com mais de 400 participantes.


A Juvenil Anabela Sousa foi 3ª na categoria conjunta de Juvenis e Juniores (sendo a 2ª melhor Juvenil) e o Veterano Joaquim Sá (73 anos) conquistou o 2.º lugar na categoria de atletas com 65 ou mais anos (tendo sido apenas superado por um atleta de 65 anos). Esta corrida de 3km, com partida junto ao Clube Náutico (nível do mar) e chegada ao cume do monte do Castro (ponto mais alto da cidade, a cerca de 150m de altitude) foi criada em 2006 com o propósito de desmistificar a ideia de que Vigo é uma cidade de inumeráveis e impossíveis encostas. A zona arqueológica do monte do Castro é considerada o ponto de origem da cidade de Vigo, onde habitavam os primeiros povoadores de que há vestígios, há pelo menos 2,3 milénios.




Classificações dos atletas do CAAV na I Corrida 5k Concelho de Redondela


Sub-23 Femininos

1ª Vanessa Pedreira

2ª Mariana Pedreira


Sub-23 Masculinos

3.º Tiago Nogueira


Veteranos-A Masculinos (35 a 45 anos)

5.º Carlos Barbosa


Classificações dos atletas do CAAV no I Crosse Vila de Ribadavia


Absolutos Femininos

2ª Vanessa Pedreira


Classificações dos atletas do CAAV na XXIII S. Silvestre de Castrelo de Miño


Iniciados Femininos

2ª Anabela Sousa


Absolutos Masculinos

9.º Tiago Nogueira (2.º Juvenil)


Classificações dos atletas do CAAV na XVI Subida ao Castro de Vigo


Sub-20 Femininos

3ª Anabela Sousa (2ª Juvenil)


M65+ Masculinos

2.º Joaquim Sá (1.º M70)




0 comentário

Comentários


bottom of page