170 alunos de escolas de Ponte de Lima, Famalicão e Braga vão experimentar várias línguas, como russo e turco.
O BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho celebra 13 anos na próxima segunda-feira, 26 de setembro, Dia Europeu das Línguas, num evento multilingue com 170 alunos dos agrupamentos escolares de Ponte de Lima, da Secundária Camilo Castelo Branco (Famalicão) e da EB 2/3 de Real (Braga).
A iniciativa decorre das 9h30 às 12h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. A abertura conta com o diretor do BabeliUM, Jaime Costa, e o professor Jorge Pereira, seguindo-se sessões de 30 minutos nas línguas francesa, inglesa, russa e turca.
A UMinho, através da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), é pioneira no ensino superior em Portugal na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras para o público em geral, desenvolvendo programas e aprendizagens em diversos formatos. O seu centro de línguas BabeliUM nasceu em 2009 para acentuar essa dinâmica. Além de projetos de formação e promoção do multilinguismo e multiculturalismo, presta serviços de tradução, interpretação, legendagem e revisão de textos a nível académico e para a comunidade em geral.
O Dia Europeu das Línguas foi instituído em 2001 pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia para celebrar a riqueza e a diversidade linguística e cultural da Europa. O fim é sensibilizar as pessoas, as empresas e as instituições para a aprendizagem das línguas como competências cada vez mais necessárias à mobilidade, à empregabilidade e ao desenvolvimento pessoal dos cidadãos, bem como ao aprofundamento das democracias e do diálogo intercultural.
Comments