top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Centro de Saúde de Monção vê aprovado apoio de 1,3 milhões de euros para requalificação e ampliação

8 de Junho, 2024

O Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, assinou, esta sexta-feira, o contrato de financiamento de 1.349.304,00 €, destinado à requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Monção. A cerimónia teve lugar na sede da CCDR-Norte, no Porto, tendo sido presidida pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.



O Centro de Saúde de Monção, localizado junto a rotunda que dá acesso à EN 202 e EN 101, integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), sendo dotado de Serviço de Urgência Básico (SUB), servindo uma população que ascende às 20 mil pessoas.


Este apoio, agora aprovado, resulta de uma candidatura do Município de Monção ao programa “Cuidados de Saúde Primários com mais Respostas”, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), focando-se no "aumento da eficiência, cumprimento de planos de contingência e garantia de acessibilidade, segurança e conforto aos utentes e profissionais", indica nota do município.

homens cumprimentando-se com aperto de mão
A sessão foi presidida pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial e pela Ministra da Saúde

"Com este investimento, o Município de Monção pretende superar uma necessidade premente da população local, sentida há vários anos, através da disponibilização de uma maior oferta de cuidados de saúde à comunidade, compatíveis com as suas capacidades financeiras", frisa.

 

Desta forma, defende, "estamos a contribuir para uma efetiva igualdade de oportunidades no acesso aos cuidados de saúde primários, respondendo, com maior expressividade e positividade, aos constrangimentos e expetativas dos monçanenses e instituições locais."

 

Sendo orientada pelos princípios da sustentabilidade ambiental, social e económica, a intervenção prevista fortalecerá o compromisso do Município de Monção com o desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões, seguindo as diretivas inscritas na agenda ambiental do governo e no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.

maquete do projeto de construção
Maquete do projeto
maquete do projeto
Maquete do projeto

“Esta intervenção, que tem sido reivindicada pelo Município de Monção nos últimos anos, representa, um passo em frente na prestação de melhores cuidados de saúde à população de Monção, vindo de encontro às reais e legitimas necessidades dos utentes, instituições locais e profissionais de saúde”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, citado na nota.

 



 


 

Comments


bottom of page