top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cerimónia de Entrega do Prémio Desporto + Acessível decorreu em Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador do Desporto, Ricardo Rego, marcaram hoje presença na cerimónia de entrega de prémios e Menções honrosas do Prémio Desporto + Acessível, que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.




homem discursando no palanque ao lado de uma tradutora de Língua Gestual Portuguesa

Na sua intervenção durante a sessão de abertura do evento, o autarca Luís Nobre enfatizou a importância do desporto “enquanto uma grande família” que encheu a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal. “Temos que criar a verdadeira inclusão, sendo que este evento tem um significado especial para Viana do Castelo, que acredita nas políticas de inclusão e que tem um conjunto de políticas para ser um município inclusivo, onde mostra resultados”, dando como exemplo o projeto Náutica para Todos, em parceria com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo.

O Prémio Desporto + Acessível, desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, distingue projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social. Em 2023, foram apresentados 56 projetos, envolvendo 5301 pessoas com deficiência, tendo o prémio sido atribuído ao projeto “Sailing4All” do Sporting Clube de Aveiro, que promove a inclusão, socialização e o desenvolvimento de competências motoras, psicológicas e sociais em crianças e jovens portadores de dificuldades intelectuais e de desenvolvimento e/ou incapacidades motoras.

Na sessão de hoje, foi também assinado o contrato programa para 2023 para os Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025, que se realizarão na capital japonesa de 15 a 26 de novembro de 2025. Os Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025 integram 21 modalidades no seu calendário desportivo que se irão disputar em 17 arenas de competição com a participação estimada de 3000 atletas de 80 países.

homem e mulher debruçados sobre uma mesa a assinar documentos



0 comentário
bottom of page