top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cerveira analisa geminação cultural com município espanhol de Cervera

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e as vereadoras Carla Segadães e Sónia Guerreiro, receberam, na sexta-feira, uma comitiva oriunda do município espanhol de Cervera (província de Lérida), com o intuito de avançar com uma parceria institucional.





Dois homens entregando sacolas um ao outro, na companhia de duas mulheres e d outros dois homens

Numa nota enviada às redações, o Município de Cerveira refere que "a dinâmica cultural é, desde já, o elemento mais convergente entre ambos os municípios, com a Bienal Internacional de Arte de Cerveira a ser o evento mais referenciado."


Ramon Font, antigo correspondente da RTVE em Portugal, acompanhado por Joan Puig i Torres e Xavier Sanz i Pereta, foram os mensageiros de uma carta do Alcalde Joan Santacana endereçada a Rui Teixeira, na qual realça as várias semelhanças entre Cervera e Cerveira, desde logo "a partilha do mesmo nome", mas também o facto de o "número de habitantes ser muito similar (cerca de 9 mil)" e os "brasões coincidirem na ostentação da figura do cervo". Não obstante, Cerveira e Cervera têm origem medieval, são terras de fronteira e orgulham-se de ter um Castelo, elemento de defesa do território.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “este primeiro contacto presencial permitiu aferir mais detalhadamente quais as áreas mais coincidentes entre os municípios, concluindo-se que há muita matéria propícia à criação de sinergias profícuas para o futuro.” A primeira abordagem incide na possibilidade de se estabelecer relações culturais e uma efetiva troca de experiências, “sendo a Bienal Internacional de Arte de Cerveira encarada como a oportunidade para uma aproximação inicial entre os dois municípios, não descurando boas perspetivas comerciais e industriais”.

Rui Teixeira explica que o homólogo de Cervera expressou vontade em ter a participação de Vila Nova de Cerveira na comemoração dos mil anos da atribuição da Carta de Población a Cervera (1026), na qual a condessa de Barcelona, Ermessenda, entregara as terras a três famílias de colonos, promovendo a fixação de pessoas em Cervera. “Trata-se de um acontecimento histórico muito importante e seria uma honra marcar presença e partilhar algumas das nossas semelhanças”, sublinha.

Além da Universidade e do seu núcleo histórico, Cervera é conhecida pelo forte impulso cultural e artístico, consubstanciado em diversas atividades com destaque para o AQUELARRE e o Festival Internacional de Música, e na Casa Museu Duran i Sanpere.

Dois homens de fato, segurando um saco onde se lê "AQUELARRE CERVERA"
Rui Teixeira e Ramon Font

Cervera é a capital da comarca de Segarra, localizando-se entre a colina de Les Savines e a ribeira de Ondara, na província de Lérida, comunidade autónoma da Catalunha. Tem 55,2 km² de área e em 2021 tinha 9328 habitantes.

De relembrar que Vila Nova de Cerveira tem formalizada uma geminação com o concelho vizinho de Tomiño, da Galiza, cuja Eurocidade foi formalmente constituída em 2016.








0 comentário

Comments


bottom of page