top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cerveira apresenta duas instalações artísticas a enaltecer o "cravo de Abril"

Fazendo jus ao slogan de ‘Vila das Artes’, Cerveira celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril com uma vasta programação, onde a vertente artística se destaca. Símbolo da Liberdade conquistada pela Revolução de 1974, 10 mil cravos vão ser ostentados nas varandas dos Paços do Concelho e 50 cravos espalhados pelas ruas do centro histórico.



praça com exposição artística com cravos vermelhos

Em feltro ou em madeira, as duas instalações artísticas surpreendem pela originalidade, pela dimensão, pelas mãos de quem executou e pela proliferação da mensagem.

 

" “Eco de Cravos” nasce de um desafio da autarquia para a realização de um projeto artístico-social, participado por 200 utentes de sete IPSS’s do concelho e da Unisénior de Cerveira para elaborar à mão 10 mil cravos em feltro, num ambiente de convívio e, acima de tudo, numa manifestação tangível do legado de Abril de 1974, relembrando a importância daquele dia histórico, através da arte e da memória coletiva, partilhando-a com as novas gerações", explica a autarquia de Vila Nova de Cerveira em nota enviada às redações.


Algumas semanas e muitas horas de trabalho estarão expostas, a partir da manhã desta quarta-feira, 24 de abril, na casa da democracia local, a Câmara Municipal, instalação que será testemunhada por muitos dos utentes participantes. A execução de cada um dos 10 mil cravos, símbolo da revolução, ecoa histórias, experiências e valores associados ao 25 de Abril, por quem viveu o antes e o depois.

cravos vermelhos em feltro

Após apreciar a decoração do edifício dos Paços do Concelho, o convite do Município vai no sentido de percorrer as ruas do centro histórico ornamentadas por 50 cravos em madeira pintada (MDF), com cerca de 1,70m de altura e 60cm de largura, totalmente executados pelos colaboradores do Serviço Operacional, Armazém e Logística da Câmara Municipal. "Ambas as instalações artísticas pretendem transmitir que o legado do 25 de Abril permaneça vivo e influente, alavancando a sua persistência e relevância na atualidade", salienta.

 

De relembrar que, pela importância da efeméride, o programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril promovido pelo Município cerveirense é diversificado nas artes performativas e apresentadas em diversos espaços públicos, por forma a abranger todas as faixas etárias. Até ao dia 28 deste mês, ‘Cerveira Celebra Abril’ propõe ainda música, dança, teatro, palestras, literatura, documentários, performances criativas, oficinas criativas, exposições e a habitual sessão solene. A inauguração do Palco das Artes, agendada para o dia 24 de abril, apresenta-se como um dos momentos marcantes.

 

O Município de Vila Nova de Cerveira deixa "um agradecimento especial à ADSL - Associação de Desenvolvimento Social e Local de Vila Nova de Cerveira, Centro de Dia de Loivo, Centro Paroquial e Social de Covas, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda, Centro Social e Paroquial de Campos, Centro Social Paroquial de Gondarém, Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, e a Unisénior – Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira."




0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page