top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cerveira assinalou Dia do Município com homenagens a 42 personalidades e entidades do concelho

Vila Nova de Cerveira assinalou, este domingo, 1 de outubro, mais um Dia do Município agraciando 42 personalidades e entidades pelo papel preponderante no desenvolvimento e afirmação do concelho nas mais diversas áreas de atuação. Ex-autarca, empresários, cidadãos, associações culturais e desportivas, atletas e trabalhadores municipais foram reconhecidos pelo Município na cerimónia de imposição de medalhas de honra, de mérito, serviço público e menções honrosas.




Durante a sessão solene, que decorreu no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, o Presidente da Câmara Municipal começou por enaltecer “o dia de todos os cerveirenses e de todos aqueles que amam Vila Nova de Cerveira”, sublinhando que o município tem “de ser grato e honrar personalidades e instituições que, de forma elevada, tanto brio deram, dão e, estamos certos, continuarão a dar à nossa terra”.

homem discursando num palco perante um cineteatro cheio de pessoas

Rui Teixeira fez um balanço de “mais um ano de realizações e várias conquistas”, elencando os projetos executados e os que se encontram em curso nas várias áreas de competência. “O nosso município está repleto de vivacidade no presente. E neste dia que é de festa cabe ao Presidente da Câmara Municipal transmitir uma mensagem de esperança para o futuro, sem esquecer nunca de prestar contas da gestão da câmara municipal do segundo ano do mandato autárquico 2021/2025”, frisou.

Não obstante, e para além de ser o Dia do Município, Rui Teixeira destacou ainda a comemoração do Dia dos Bombeiros Voluntários e da Proteção Civil, relevando “o reconhecimento e a valorização que são devidos ao trabalho inestimável que tem sido desenvolvido pelo corpo de bombeiros do nosso concelho que, mesmo em condições adversas, como aquelas que se viveram nos últimos anos e, mais recentemente, aquando da intempérie que se abateu sobre o nosso concelho e região no primeiro dia do corrente ano, nunca vira a cara à luta em defesa das populações e dos seus bens, dentro e fora do nosso território. Um reconhecimento e valorização alargado a todos os elementos que dão corpo à proteção civil municipal”.

homem fazendo ronda à guarda dos bombeiros voluntários

Perante uma grande participação de cerveirenses, as comemorações que assinalam a atribuição da Carta do Foral do Rei D. Dinis a Vila Nova de Cerveira, a 01 de outubro de 1321, iniciaram com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional pelo Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, com a colaboração da Pauta de Caprichos, perante a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários. De seguida, foi ainda inaugurada uma exposição intitulada “Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira – Uma História de Causas”, patente no Arquivo Municipal, e que relembra datas e momentos históricos, bem como apresenta alguns documentos referentes à atividade da corporação, fotografias, fardamentos, entre outro material.


Conheça a lista de homenageados:


Medalha de Honra do Município

- João Fernando Brito Nogueira, pelos 30 anos, dedicados à causa pública, à democracia e à cidadania, oito dos quais na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

- Maria de Lurdes Teixeira Gonçalves e Maria Manuela Romeu Melo Duro Gonçalves, mentoras do projeto comunitário ‘O Crochet Sai à Rua’.

Medalha Municipal de Mérito

Grau Ouro:

Vefa Travel

Grau Prata:

André Rui Martins; Catarina Vitória da Costa; Manuel Barbosa Pereira; Raul Jorge Esmeriz Costa; Cerveira Futsal Clube; Clube Desportivo de Cerveira

Grau Cobre:

Beatriz Mendonça Coelho; Francisco Júnior Felício Oliveira Ferreira; Duarte Lopes da Cunha

Menções Honrosas

Maria Rodrigues Barbosa; João Alberto Venade; Mariana Costa Dantas; pilotos da Associação Team Trilhos do Cervo, Duarte da Cunha Ferreira e Alexandre Silva Lemos Costa; Alexis Esperança; Carlos Rodrigues Fernandes; Vitor Nelson Torres da Silva; José Carvalho Gomes; Daniela Paço; Manuel Gonzalez Alvarez.

Medalha Municipal de Serviço Público

19 funcionários





0 comentário

Comments


bottom of page