Cerveira Celebra Dia dos Museus: Entradas Grátis no Aquamuseu e Museu da Bienal | Peneda Gerês TV
- Jorge Costa
- há 3 minutos
- 2 min de leitura
16 de maio, 2025.
Integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio, o Município de Vila Nova de Cerveira associa-se à efeméride oferecendo entradas gratuitas este domingo em dois dos seus mais importantes equipamentos culturais: o Aquamuseu do Rio Minho e o Museu da Bienal de Cerveira. A iniciativa anual visa estreitar laços com a comunidade e visitantes, promovendo a valorização do rico património cultural local.

A celebração do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema “Museus para a Educação e a Investigação”, realça o papel crucial destas instituições no acesso ao conhecimento, na promoção da diversidade cultural e no estímulo ao pensamento crítico. Vila Nova de Cerveira acolhe este espírito abrindo as portas dos seus museus, convidando todos a explorar o seu acervo e identidade.
O Aquamuseu do Rio Minho, espaço dedicado à impressionante biodiversidade e ao valioso património fluvial do Rio Minho, oferece uma experiência imersiva e educativa ideal para todas as idades. Os visitantes poderão maravilhar-se com os aquários repletos de espécies autóctones, observar o lontrário, descobrir o Museu das Pescas e explorar exposições temáticas sobre o tritão-palmado, o sável e a gestão de espécies invasoras.
Por sua vez, o Museu da Bienal de Cerveira convida o público a um “Dia Aberto” especial. Além da entrada gratuita ao longo de todo o dia, está agendada para as 15h00 uma visita orientada às exposições patentes. Será uma oportunidade única para conhecer as mostras “People I saw but never met” de Zadok Ben-David e “SURREALISMO: Um salto no vazio”, esta última guiada pela Diretora Artística da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Mafalda Santos.
A FBAC, alinhada com a missão de promover, investigar e difundir a arte contemporânea, associa-se a esta efeméride sob o mote do seu biénio 2025-2026, “Territórios sem Fronteira”. Esta temática propõe uma reflexão profunda sobre como a arte contemporânea tem a capacidade inerente de derrubar barreiras geográficas, sociais e simbólicas, reforçando o museu como um território livre para a educação e a investigação artística.
Este domingo apresenta-se, assim, como uma excelente oportunidade para descobrir ou redescobrir estes dois polos culturais de Vila Nova de Cerveira, celebrando o Dia Internacional dos Museus e o seu papel vital na sociedade.