top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cerveira conta com 10 pontos de recolha de bens para ajuda à Ucrânia



A campanha "Alto Minho Solidário - Missão Ucrânia" arranca hoje, e é organizada pela CIM Alto Minho, em articulação com os 10 municípios do Alto Minho, com o Banco Alimentar de Viana do Castelo e com o CDOS - Comando Distrital de Operações e Socorro de Viana do Castelo com ligação direta a várias Embaixadas e Organizações Não Governamentais (ONGs).


Numa primeira fase, a prioridade passa pela recolha de bens essenciais e a identificação de alojamentos temporários para refugiados (isolados e/ou de grupos/famílias).

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “para que a resposta às necessidades do povo ucraniano seja concreta e eficaz, é necessário avançar de forma sustentada e integrada. Desde o início da guerra que o nosso executivo tem estado a trabalhar no sentido de reunir todos os esforços e meios para que a ajuda a este povo, que está a sofrer de uma grave violação dos direitos humanos, seja efetiva. Mas, por muito que a tentação seja a de avançarmos por impulso, não nos podemos precipitar. Acreditamos que um plano de ação integrado à escala Intermunicipal, como este que estamos a implementar com todos os Municípios da CIM Alto Minho, permitirá que essa ajuda seja mais concertada e eficiente”.

Em Vila Nova de Cerveira existem 10 pontos de recolha dispersos pelo concelho, com horários específicos, de forma a conseguir abranger o maior número de Cerveirenses que já se manifestaram disponíveis para abraçar esta causa.


A recolha, no terreno, está se realizada em articulação com um grupo de voluntários que tem levado a cabo um trabalho ímpar. Neste momento, os bens identificados como prioritários são bens alimentares, medicamentos, material clínico e de primeiros socorros que podem ser entregues nas juntas de freguesia, Igrejas Paroquiais, Agrupamentos de Escuteiros e Centros Paroquiais aderentes do concelho de Vila Nova de Cerveira (consultar abaixo lista detalhada).

O transporte dos bens recolhidos entre os locais de recolha do Concelho para o ponto de entrega Sub-regional ficará a cargo do Município de Vila Nova de Cerveira. Posteriormente, o Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo assegurará, em articulação com o Municípios/Empresas da Região, o envio dos bens angariados para os locais indicados pelo Consulado da Ucrânia no Porto (Trofa e Ílhavo). A entrega no destino final é, nesta fase inicial, garantida pelo respetivo Consulado por razões de segurança, dada a ausência de corredores humanitários estabelecidos.

Não obstante, e procurando dar resposta ao apelo da Cruz Vermelha Portuguesa, a CIM Alto Minho também destaca a importância da angariação de fundos que revertem para o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos elementos, ao abrigo do Direito Internacional Humanitário, se encontram em território ucraniano a prestar apoio direto às pessoas vítimas do conflito. As doações podem ser feitas online, através do site icrc.org ou do IBAN do Comité Internacional da Cruz Vermelha: CH25 0024 0240 C012 9986 5.

Outra intenção de colaboração intermunicipal poderá passar pela utilização da plataforma criada pelo Governo Polaco ( https://pomagamukrainie.gov.pl/ ), para responder ao elevado número de movimentos voluntários de solidariedade por parte da sociedade civil, de Organizações Não Governamentais e também dos municípios e promover uma entrega coordenada desta ajuda humanitária.

Locais de Recolha em Vila Nova de Cerveira:

  • IGREJAS DE LOIVO, LOVELHE E REBOREDA (antes ou depois da Eucaristia)

  • IGREJA MATRIZ DE CERVEIRA (terça a sexta, 14h00-18h00, Sábado 09h30-12h00 e 14h00-17h30 e Domingo, antes ou depois da Eucaristia)

  • JUNTA DE FREGUESIA DE CERVEIRA E LOVELHE (segunda a sábado, 11h00-13h00, em Lovelhe)

  • JUNTA DE FREGUESIA DE LOIVO (quarta e sexta, 19h30-20h30)

  • JUNTA DE FREGUESIA DE REBOREDA E NOGUEIRA (sábado, 14h00-15h00, em Nogueira e 15h00-17h00, em Reboreda)

  • CENTRO PAROQUIAL DE CAMPOS E CRECHE DE CAMPOS (segunda a sexta, 09h00-17h00)

  • CENTRO PAROQUIAL DE COVAS (segunda a sexta, 09h00-17h00)

  • CENTRO PAROQUIAL DE GONDARÉM (segunda a sexta, 10h00-16h00)

  • SALA DO AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS DE CAMPOS (sábado, 14h30-17h30)

  • SEDE DO AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS DE REBOREDA (sábado, 16h00-18h30)

Para esclarecimentos sobre a campanha de ajuda humanitária contactar 96 402 50 82 e 96 711 82 15.





0 comentário

Commentaires


bottom of page