Cerveira recebe apresentação do livro "Gestão Estratégica - As Metáforas da Liderança"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cerveira recebe apresentação do livro "Gestão Estratégica - As Metáforas da Liderança"



Dia 14 de maio, às 15h00, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira acolhe a apresentação pública da mais recente obra de Conceição Gonçalves - “Gestão Estratégica - As Metáforas da Liderança Pensar, Agir e Comunicar” que versa sobre o desenvolvimento de pessoas como forma de assegurar o crescimento sustentável e o sucesso organizacional.


Tendo como premissa que os líderes têm de ser responsáveis pelo desenvolvimento e de estar dispostos a continuar a crescer e a mudar, nomeadamente tomar as decisões certas como forma de controlar uma organização no plano profissional, a presente publicação surge para expor a necessidade de se oferecer formação em liderança nas empresas e organizações, que devem abrir o processo de marcar os colaboradores com potencial de crescimento e colocar as pessoas certas a ocuparem os cargos para os quais estão a ser preparadas.

Em “Gestão Estratégica - As Metáforas da Liderança Pensar, Agir e Comunicar”, Conceição Gonçalves utiliza algumas metáforas para ajudar a conferir riqueza e personalidade aos conteúdos, a conceituar melhor os elementos e os personagens do texto e a entender o sentido que se quer apresentar, bem como analogias para uma explicação razoável e um bom entendimento das caraterísticas que unem as ideias comparadas. “Organizações eficientes precisam de ser como bandos de gansos, de voar em V e dividir o peso. Liderança é uma arte que ajuda pessoas a mudar para o que devem ser”, assegura a editora da obra - LisbonPress.

Para Conceição Gonçalves, exercer a liderança é atrair seguidores, servir, influenciar mentalidades e comportamentos positivamente, adaptar a mudanças, motivar, agir eticamente e possuir inteligência emocional. Com esta publicação, a autora tenciona ajudar a interpretar, lidar e confrontar o potencial de liderança do leitor, de gostar deveras de pessoas, de saber comunicar e interagir com elas, de ter uma boa base de valores e partilhá-la com os demais.

Um líder empoderado possui muitas hipóteses de influenciar e inspirar positivamente os outros. Está cercado de atitudes positivas e vai escalando níveis na liderança, aprendendo e desenvolvendo como usar a sua contribuição e a de cada indivíduo, para em conjunto lograr equipas eficientes e eficazes em ambientes de crescimento e desempenho. Dar feedback e elogiar o esforço ajuda a aprender e recompensa. Para mudar as coisas para melhor, o líder tem de assumir o papel de agente da mudança e não negligenciar o lado humano, mas criar relacionamentos inserindo-se no terreno.


O lançamento do livro conta com a parceria da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, que tem vindo a apoiar a promoção e divulgação de trabalhos de autores locais ou oriundos de outros concelhos do Alto Minho, e será apresentada por Jorge Figueiredo (Professor Auxiliar na Universidade Lusíada), Adilson Souza (FGV EAESP - Escola de Administração de Empresas de S. Paulo) e Paulo Teixeira (Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Portucalense).


Breve biografia de Conceição Gonçalves


Maria da Conceição Salgado Gonçalves, natural de Ponte de Lima, onde reside, é licenciada em Motricidade Humana e Mestre em Inteligência Competitiva pela Universidade Fernando Pessoa, tendo sido a primeira portuguesa a obter este grau.

Conceição Gonçalves é membro do Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva (GEIC) do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), es masallero fundador da Escuela de Inspiración, é sócia fundadora da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima e sócia fundadora da associação cívica + Porto. Licenciou-se em Motricidade Humana, possui mestrado em Inteligência Competitiva pela Universidade Fernando Pessoa – Porto, Especialización en «Inteligência Estratégica para Organizaciones Innovadoras» da Universidad de Alicante e frequenta atualmente a Pós-graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social na Universidade Católica Portuguesa - Porto. Trabalha na Administração Pública e atua como profissional de Inteligência Competitiva principalmente no espaço ibero americano onde é reconhecida.



0 comentário
bottom of page