top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Cerveira Saudável" sugere caminhadas com degustação de produtos endógenos

À prática de exercício físico e à descoberta da história dos locais visitados, a edição 2024 do "Cerveira Saudável" sensibiliza para a transformação de hábitos de consumo, privilegiando a proximidade. No total de sete caminhadas, cinco culminam com a degustação de produtos endógenos.




cartaz do evento Cerveira Saudável 2024

Implementado há mais de uma década, o ‘Cerveira Saudável’ tem conseguido reinventar-se, sem descurar a essência da promoção de estilos de vida ativos. “A grande procura e afluência das atividades propostas corroboram o sucesso e a continuidade deste programa em prol do bem-estar físico e mental. Temos vindo a introduzir novos fatores de interesse, de modo a surpreender os participantes, muitos dos quais repetentes, ano após ano”, afirma a Vereadora com os pelouros da Ação Social e Desporto, citada em nota de imprensa. Assim, ao conhecimento histórico aliado à beleza ímpar das paisagens e espaços públicos de Vila Nova de Cerveira, Carla Segadães assegura que a edição de 2024 assume “uma preocupação com as alterações climáticas e o papel que cada um pode desempenhar na sustentabilidade ambiental, começando pela promoção da economia circular”.

 

O arranque do ‘Cerveira Saudável’24 está agendado para 7 de abril, Dia Internacional dos Moinhos, com o Trilho dos Moinhos da Gávea, em Reboreda, e degustação de produtos derivados de milho; segue-se a 21 de abril uma visita a Cossourado, com a degustação de mel e dos seus derivados, assinalando o Dia Internacional dos Monumentos. Como a realização do Caminho de Santiago é sempre muito bem aceite, a edição 2024 propõe a sua realização em contínuo, e não por etapas. Portanto, de 25 de abril a 1 de maio, o Município de Vila Nova de Cerveira desafia a percorrer o Caminho de Nossa Senhora do Norte com a Variante Espiritual, com um limite de 20 participantes. E a 11 de maio está prevista a divulgação do futuro Albergue de Loivo, com degustação de fruta da época, enquadrado no Dia Europeu dos Caminhos de Santiago.

 

Com um interregno nos meses de verão – junho, julho e agosto -, a programação do ‘Cerveira Saudável’24 regressa a 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, com a Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, sendo a única atividade com inscrição paga, num valor simbólico de 5 euros, a reverter na totalidade para aquela entidade. Em outubro, no Dia do Peregrino (13), é sugerida uma Caminhada pelo troço do Caminho de Santiago de Dem (Caminha) a Tomiño (Galiza), com degustação de fruta da época. A edição 2024 termina em novembro, dia 10, com o Trilho do Magusto, em Covas, com degustação de caldo verde e castanhas.

programação do Cerveira Saudável 2024

Cada atividade já tem definidos horários e pontos de encontro, devendo os interessados preencher o formulário geral de inscrição. De sublinhar que a inscrição para a atividade do Caminho de Santiago, de 25 de abril a 1 de maio, tem um formulário próprio ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctAvamJIfjiRSV9KP4-_PJxY28n8DimLgwTcjny4c42cJROw/viewform). Para obter informações adicionais pode contactar através do 963 882 674 ou saude@cm-vncerveira.pt .

 

Com uma forte mensagem de sensibilização para a necessidade de redução dos potenciais efeitos negativos causados pelas consequências das alterações climáticas e de melhorar os níveis de resiliência deste território comum unido pelo rio Minho, este ano, o programa ‘Cerveira Saudável’ enquadra-se na operação 0177_EUROCIDADE_CT_ADAPT, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP, tendo como parceiros o Clube Celtas do Minho, o Citius Fit e Liga Portuguesa Contra o Cancro.






Comments


bottom of page