top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cerveira-Tomiño revalida título das Olimpíadas Seniores

A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño conquistou pelo quarto ano consecutivo o troféu Olympics4All (quinto no total das provas), no âmbito das VII Olimpíadas Seniores, que reuniu entre, esta segunda e quarta-feira, cerca de 400 participantes, de 14 equipas, em Viana do Castelo. O evento, que ficou marcado por um grande espírito de convívio aliado à competição saudável, será organizado, em 2024, pelo Município de Monção.




idosos divertidos com os braços no ar num jardim ao ar livre

De caráter anual e itinerante pelo Alto Minho, as olimpíadas intergeracionais contaram com a participação de seniores residentes nos 10 concelhos alto-minhotos, da participação especial de utentes da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo, bem como de seniores do Município de Fornos de Algodres e a presença de elementos de Sanxenxo, Espanha, e do município de Cesena, vindo de Itália, fruto do projeto internacional ‘In Common Sports+’.


Os três dias da iniciativa realizada em Viana do Castelo foram preenchidos por uma competição saudável, consubstanciada nas modalidades desportivas universais e nos jogos tradicionais, sendo que, no final, a soma da pontuação confirmou a revalidação do título à equipa de Cerveira-Tomiño, constituída por 40 elementos. "Pela essência do evento, há ainda a ressalvar o reforço de ‘velhas’ e novas amizades e a partilha de experiências entre todos, além dos inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, pois o objetivo principal é que os seniores continuem a praticar atividade física no seu dia a dia, e incentivem outras pessoas a aderir, em prol de um envelhecimento ativo", sublinha o Município de Vila Nova de Cerveira em nota de imprensa.


As VII Olimpíadas Seniores ficaram ainda marcadas por um momento de união entre todas as equipas quando, durante a atuação da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo – Teatro Sá de Miranda, protagonizaram uma sentida e merecida homenagem ao atleta da equipa Cerveira-Tomiño, Manuel Maria Pereira da Costa, que faleceu, em abril, durante a realização dos jogos intercalares desta atividade. Os colegas lembraram o grande espírito altruísta, de boa disposição e companheirismo.


Durante a Gala de Encerramento, que decorreu quarta-feira à noite, foi anunciado que Monção será o concelho responsável por receber, em 2024, a VIII edição das Olimpíadas Seniores, projeto idealizado e liderado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em 2015, e cujo sucesso continua a ser replicado em países europeus como Bulgária, Espanha, Itália, Hungria e, mais recentemente, Eslovénia, com a designação de ‘In Common Sports’+.




0 comentário

Comments


bottom of page