Nas férias, a ciência sai à rua em todo o país com centenas de ações de participação gratuita, organizadas por Centros Ciência Viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas. Esta que é 27ª edição do Ciência Viva no Verão conta este ano com várias iniciativas dinamizadas pelo Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya e distribuídas pelo território de Arcos de Valdevez.
15 de julho - Identificação e anilhagem de aves
Já observou aves bem de perto? Nesta atividade terá oportunidade de estar em contacto com a natureza e observar a avifauna que habita o Rio Vez, com a técnica de anilhagem científica. Esta técnica consiste na marcação e monitorização de aves selvagens, o que permite estudar aspetos relacionados com a sua biologia e ecologia. Os participantes poderão assistir à demonstração de captura e marcação de aves, às técnicas e procedimentos utilizados, e ainda a aspetos morfológicos das aves capturadas. A sessão será dinamizada pelo anilhador Luís Ribeiro, credenciado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Local: Rio Vez.
29 de julho - BIOBLITZ - Biodiversidade do rio Vez
Esta atividade é um convite a todos os interessados em biodiversidade a observarem o Rio Vez, com o objetivo de identificar e registar o maior número de espécies possível, mapeando assim a biodiversidade local. O percurso é acompanhado por três monitores especializados que irão partilhar o seu conhecimento sobre répteis, anfíbios, mamíferos e aves, com todos os participantes.
Local: Rio Vez
4 de agosto - Workshop de produção de cerveja artesanal
No Dia Internacional da Cerveja vai poder aprofundar os seus conhecimentos cervejeiros neste workshop que decorrerá num espaço particular - o Mercado Municipal de Arcos de Valdevez. Este workshop vai abordar os processos da produção de cerveja, os fundamentos científicos por trás de cada etapa e respetivas matérias primas.
Quando falamos em cerveja estamos a falar de ciência, de botânica e, nos tempos atuais, não podemos deixar a sustentabilidade de fora desta conversa.
Local: Mercado Municipal
19 de agosto - Maçãs Solares
Esta atividade vai unir duas temáticas importantes: as variedades de maçãs regionais e os fornos solares. O local escolhido para esta atividade é um pomar municipal de macieiras de variedades regionais e contará com o professor e investigador Raúl Rodrigues, que falará um pouco sobre este património e a importância de o preservar. No workshop, os participantes irão aprender a construir um forno e finalmente degustar as maçãs assadas no forno solar.
Local: Pomar Municipal de macieiras variedades regionais
Ainda decorrerá uma observação astronómica no Centro Ciência Viva dos Arcos, no dia 12 de agosto, pelas 21h45. Esta ação será dinamizada pelo Planetário - Casa da Ciência de Braga.
As atividades são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória e têm vagas limitadas. Para inscrição, aceda ao seguinte link: https://www.cienciaviva.pt/verao/2023/.
Comments