CIM Alto Minho dinamiza projeto de inclusão social
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

CIM Alto Minho dinamiza projeto de inclusão social


“Inclusão pela Arte e Cultura no Alto Minho - Cultura para Todos” é o mais recente projeto que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que visa a estruturação e dinamização de uma rede intermunicipal para a promoção e inclusão pela arte e cultura de pessoas com diversidade funcional.



Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, “trata-se de um projeto inovador que pretende promover estratégias de intervenção social através de práticas culturais e artísticas junto de grupos com particulares dificuldades de inclusão social e, simultaneamente, capacitar e sensibilizar os agentes do território para o conceito e relevância da cultura acessível”.

No âmbito deste projeto, está já em curso, entre outras atividades, a realização de um diagnóstico sobre as condições de acessibilidade de 50 equipamentos culturais e 10 festivais/ eventos dos 10 municípios do Alto Minho, e que terminará com a apresentação de um relatório com propostas de melhoria de modo a ficarem acessíveis para este público-alvo, assim como um plano de ação para a implementação das melhorias e a divulgação dos equipamento diagnosticados na plataforma Tour4all, uma plataforma de recursos turísticos acessíveis para todos, apoiada pelo Turismo de Portugal, pela Fundação Vodafone e pela European Network for Accessible Tourism.

Paralelamente, estão a ser promovidos workshops e ações de sensibilização que contemplam o enquadramento informativo/ teórico sobre conceitos de cultura acessível, com a presença de pessoas com necessidades especiais que partilham os seus exemplos e experiências; a apresentação de exemplos de boas práticas em instituições públicas e privadas nacionais em que o tema da inclusão é prática regular; o contacto com uma experiência internacional com projetos inovadores de integração social pela cultura e visitas de benchmarking.

Estas sessões já passaram pelos municípios de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira/ Caminha, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez/ Ponte da Barca. As próximas sessões realizam-se em Monção (dia 28 de junho), em Melgaço (dia 27 de junho), em Valença (dia 30 de junho) e em Paredes de Coura (dia 1 de julho). Os interessados devem fazer a sua inscrição através do preenchimento do formulário correspondente ao município onde pretendem assistir à sessão, disponível no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.

Outra das atividades diz respeito à promoção de práticas literárias inclusivas, tendo já sido realizada a primeira etapa dos encontros literários do Alto Minho – “As palavras que nos unem”, nas bibliotecas municipais de Valença, Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira, em colaboração com a RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho. Estes encontros literários contaram com uma programação que privilegiou conteúdos em multiformato, como audiodescrições do programa, traduções em braille e em língua gestual, de forma a proporcionar a participação e a integração de diferentes públicos. Em outubro terá lugar a segunda etapa destas práticas literárias inclusivas, abrangendo os concelhos de Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura, cuja programação será, a seu tempo, divulgada.

"Com data de conclusão apontada para abril de 2023, o projeto “Cultura para Todos” irá envolver ainda as associações de apoio social públicas e privadas do território na dinamização de iniciativas de fotografia, vídeo, pintura, literatura e música, com o objetivo de promover a inclusão através da arte, estando também prevista a edição de publicações em braille, a adaptação das plataformas digitais da CIM Alto Minho aos requisitos de usabilidade e acessibilidade web e a conceção de um manual de boas práticas em matéria de implementação de melhorias e monitorização da qualidade do acolhimento inclusivo em espaços culturais do Alto Minho.", adiantou a Comunidade Intermunicipal.





0 comentário
bottom of page